ITACI completa 15 anos de trabalho em apoio à criança com câncer

Data foi comemorada com jantar de gala no Palácio dos Bandeirantes e presença do governador Geraldo Alckmin

qua, 18/10/2017 - 22h44 | Do Portal do Governo

Há 15 anos, o ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil) realiza um trabalho de apoio às crianças com câncer. A data ganhou uma comemoração especial nesta quarta-feira (18), com jantar de gala no Palácio dos Bandeirantes e a presença do governador Geraldo Alckmin.

O ITACI é um hospital público ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Iniciou suas atividades em dezembro de 2002, com o objetivo de oferecer um espaço mais adequado, bem como novos equipamentos, para o tratamento das crianças e adolescentes até então atendidos no Instituto da Criança, por intermédio do Serviço de Onco-Hematologia.

Alckmin ressaltou o trabalho do Instituto. “Uma noite providencial, que é dia de São Lucas, médico de homens e de almas. E o ITACI faz um trabalho extremamente importante, de excelência. O câncer é uma doença curável, mas dolorosa para um adulto, imagine para uma criança que está começando a vida. O ITACI construiu essa humanização que é essencial no tratamento e na cura”, destacou.

Durante o jantar, os convidados participaram de um leilão beneficente que, segundo o diretor-clínico do ITACI, Vicente Otoni Filho, trará uma importante ajuda material ao hospital. “É evidente que eventos como esse têm um retorno material que é importante para a instituição e para nossas crianças. Mas mais importante que isso é o imenso sentido de solidariedade que ele tem. Somos muito gratos por isso”, afirmou.

Referência nacional
O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil faz parte de um dos mais importantes complexos na área de saúde do país, que inclui também um centro de pesquisas, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e assistência médica em mais de 20 especialidades pediátricas diferentes.

O atendimento no ITACI é gratuito, e a maioria dos pacientes chega encaminhada pelo Instituto da Criança do HC ou pelas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde). Há ainda casos de crianças e jovens cujos pais procuram diretamente o instituto. Do total de pacientes atendidos pelo ITACI, 30% em geral vêm de outros estados e até países. Outros 30% aproximadamente são procedentes de outras instituições públicas que não têm condições de realizar o tratamento de casos mais avançados da doença.