IPT revisa normas de materiais têxteis em hospitais

Técnicos avaliam parâmetros de segurança e qualidade para produtos usados em ambulatórios, farmácias e ambientes domésticos

ter, 04/07/2017 - 16h03 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trabalha em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas na revisão de três normas relacionadas a artigos hospitalares, como gaze, atadura, bandagens, esparadrapo e algodão. O Laboratório de Tecnologia Têxtil do IPT também realiza atividades para criar um novo regulamento, que visa estabelecer critérios de avaliação para aventais, campos e roupas privativas de procedimentos mais simples (não cirúrgicos).

As propostas têm o objetivo de atualizar os parâmetros de segurança e qualidade, para garantir o desempenho satisfatório no cuidado à saúde, dos procedimentos mais simples aos mais complexos, no manuseio de materiais de uso diários em ambulatórios e hospitais. Os produtos também compõem os kits de primeiros-socorros.

A técnica responsável pela participação do laboratório no comitê de revisão das normas, Daniela dos Santos, explica que o papel do IPT é funcionar como um órgão técnico neutro entre produtores, fornecedores, compradores, entidades de classe e consumidores. “Apoiamos as especificações das regras, com vistas à qualidade e desempenho mínimo de cada item, de modo a garantir materiais confiáveis e seguros para o uso dos consumidores, sejam em hospitais, farmácias ou ambientes domésticos”, destaca.

Garantia
A pesquisadora Gabriele Paula de Oliveira, que trabalha no comitê de criação da nova regulamentação de vestimentas para procedimentos não cirúrgicos, afirma que os produtores conseguirão realizar os ensaios com confiabilidade, com a garantia de que as normas possuam métodos adequados. Com isso, os consumidores poderão ser conscientizados em relação aos produtos e à economia. “Como consequência, o ganho para o usuário final é a garantia de um produto de qualidade, que o deixa confortável e seguro, mesmo em pequenos procedimentos”, conclui.

O IPT é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Há mais de cem anos, o instituto colabora para o processo de crescimento do Brasil.

A instituição conta com laboratórios capacitados, além de equipes de pesquisadores e técnicos qualificados, que atuam basicamente nas áreas de inovação, pesquisa, serviços tecnológicos, apoio metrológico, informação e educação em tecnologia.