IPEM-SP verifica radares da Marginal Pinheiros e Av. Nações Unidas

IPEM-SP verifica radares na capital paulista entre os dias 21 e 22 de dezembro; trabalhos começam às 23h30 na Marginal Pinheiros

dom, 24/12/2017 - 20h00 | Do Portal do Governo

Na quinta-feira (21), às 23h30, será realizada a verificação dos radares da Marginal Pinheiros, pista expressa. Será feita a fiscalização no sentido interior, próximo da ponte Eusébio Matoso e sentido Interlagos-Castello Branco, próximo do km 12. Na sexta-feira (22), às 23h30, será feita a verificação dos radares da Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido interior (Interlago-Castello Branco), próximo do km 17. Na sequência também será feita a verificação no radar da Avenida das Nações Unidades, próximo da Rua Engenheiro Mesquita Sampaio e na altura do número 18001, perto do Hotel Transamérica.

Diariamente o IPEM-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do IPEM-SP, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes, no momento da fiscalização fica impossibilitada a passagem na via pelos pedestres e veículos.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo IPEM-SP.

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional sul da capital do instituto. Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.