IPEM-SP reprova 8% dos produtos típicos das ceias de fim de ano

Durante a operação "Boas Festas", os produtos irregulares apresentaram diferença entre o peso real e o indicado na embalagem

sex, 14/12/2018 - 12h11 | Do Portal do Governo

Especialistas do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, realizaram a operação “Boas Festas” nos dias 10 e 11 de dezembro, nos laboratórios da capital, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, com a finalidade de verificar os produtos típicos das ceias de Natal e Ano Novo.

Ao todo, na capital e interior, foram verificados 48 produtos, sendo 4 (8%) reprovados por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem.

Entre os itens avaliados estavam panetones, frutas secas da época, biscoitos e chocolates em embalagens natalinas, enfeites natalinos, entre eles, papel de presente, guardanapo, cordões e fitas decorativas.

No laboratório da capital, foram examinados 24 produtos, sem nenhuma reprovação. Em Bauru, foram examinados 12 produtos, sendo reprovados três (25%), por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem.

Em São José do Rio Preto, foram examinados 12 produtos, sendo reprovado um (8%) por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem. Os produtos foram coletados previamente pelos fiscais em pontos de venda de pequeno, médio e grande porte em todo o Estado para serem avaliados nos laboratórios do IPEM-SP.

O objetivo foi verificar a fidelidade das indicações de quantidade nas embalagens dos produtos, a fim de coibir a comercialização de itens que tragam em suas embalagens informações em desacordo com a legislação vigente.

Em 2017, no laboratório da capital, foram examinados 24 produtos, sendo reprovado um (4,2%), por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem.

Em Bauru, foram examinados 14 produtos, sendo reprovado um (7,1%), por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem. Em São José do Rio Preto, foram examinados 12 produtos, sem nenhuma reprovação por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem.

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. Confira a tabela com as irregularidades, acesse https://tinyurl.com/ybtdlejg

Orientação para o consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.

Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.