Ipem-SP orienta o consumidor em Diadema

Neste sábado (18), equipes do órgão distribuem cartilhas com dicas para o consumidor evitar ser lesado na hora das compras

sex, 17/05/2019 - 13h39 | Do Portal do Governo

Neste sábado (18), os moradores de Diadema, na Grande ABCD paulista, poderão se informar sobre irregularidades e fraudes que ocorrem durante as compras em ação do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).

Equipes do órgão irão orientar e distribuir cartilhas educativas na ETEC Juscelino Kubitschek, em iniciativa da Secretaria da Justiça, por meio do CIC Casa da Cidadania, na Rua Guarani, 735, bairro Conceição, em Diadema.

Na ocasião, a equipe do Ipem-SP fará a entrega do “Guia Prático de Consumo”, que traz informações sobre a melhor forma de utilizar produtos, serviços e instrumentos, como balanças. Dentre eles, verificar se há selo do Inmetro em brinquedos e eletrodomésticos, se o peso do prato de comida está correto em restaurantes ou ao comprar alimentos previamente pesados no supermercado, ficar de olho do taxímetro, entre outras situações corriqueiras.

Também haverá no espaço da autarquia a presença da balança antropométrica para que os participantes possam realizar a pesagem e medição da altura.

O objetivo do evento é promover o exercício da cidadania e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos que residem no município, por meio da realização de atividades gratuitas de documentação, saúde, beleza e recreação.

Quem desejar pode realizar o download do material a partir do link http://goo.gl/Waw0P1. Para fazer o download de outras publicações do Ipem-SP acesse o link https://tinyurl.com/yxzsrxfp

CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.