IPEM-SP orienta consumidor no Mercadão de São Paulo

“Guia Prático de Consumo” será distribuído em ação nesta terça (5) e quarta-feira (6) com dicas para não ser lesado na hora das compras

seg, 04/12/2017 - 18h53 | Do Portal do Governo

Para ajudar os consumidores a se protegerem de irregularidades e fraudes durante as compras, o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) vai distribuir cartilhas educativas nesta terça (5) e quarta-feira (6), das 9h às 16h, no Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, localizado na Rua Cantareira, 306, centro da capital.

Durante a ação, equipes do IPEM-SP, inclusive, da Ouvidoria da instituição, estarão presentes para a entrega do “Guia Prático de Consumo”, que traz informações sobre a melhor forma de utilizar produtos, serviços e instrumentos, como balanças.

Entre as orientações estão dicas de verificar se há selo do Inmetro em brinquedos e eletrodomésticos, se o peso do prato de comida está correto em restaurantes ou ao comprar alimentos previamente pesados no supermercado, ficar de olho do taxímetro, entre outras situações corriqueiras.

IPEM-SP

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.