IPEM-SP: operação “Suplemento do Atleta” encontra produtos com erros

Divergências na pesagem foram encontrados em 3% dos itens fiscalizados pelas equipes do órgão na capital e interior do Estado

seg, 12/11/2018 - 16h11 | Do Portal do Governo

Em operação batizada de “Suplemento do Atleta”, na última sexta-feira (9) especialistas do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, analisaram produtos utilizados por praticantes de atividades físicas para aferir a quantidade, peso ou volume nas embalagens.

Dos 35 produtos avaliados nos laboratórios do instituto localizados na capital, em Bauru, Campinas, São Carlos e São José do Rio Preto, um (3%) apresentou irregularidade. Confira a tabela com as irregularidades encontradas pelas equipes de fiscalização.

De acordo com o superintendente do IPEM-SP, Guaracy Fontes Monteiro Filho, “o objetivo das perícias é conferir se as quantidades de produtos contidos nas embalagens são as indicadas pelos fabricantes e distribuidores, garantindo que o consumidor receba a quantidade exata pela qual está pagando”.

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Orientação para o consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.