Investe SP e DIT-UK firmam parceria para ampliar comércio com britânicos

Acordo envolve troca de informações que podem impulsionar o desenvolvimento comercial entre os países do Reino Unido e o Estado de São Paulo

qui, 03/08/2017 - 17h21 | Do Portal do Governo

Memorando de entendimentos assinado entre o DIT-UK (Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido) e a Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade do Governo do Estado) vai permitir compartilhar informações e impulsionar o comércio e investimentos entre os países britânicos e o Estado de São Paulo.

O protocolo foi assinado pelo ministro adjunto para o Departamento Internacional do Reino Unido, Mark Garnier, e o diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, em almoço oferecido pelo DIT-UK e pelo Consulado Britânico.

A parceria pode facilitar a entrada de empresas inglesas de infraestrutura no Brasil, que, segundo Costa, serão fundamentais na atual etapa de desenvolvimento da economia. A  Investe São Paulo poderia ajudar na abertura de contatos com as entidades públicas e fornecer informações estratégicas para a atuação das empresas.

Para o Reino Unido, o acordo é importante para as prospecção de novos mercados, diante da decisão tomada pelo governo de sair da comunidade europeia. “Estamos priorizando a internacionalização de nossas empresas e a Investe São Paulo pode ser uma grande parceira nesse sentido”, afirma Garnier.

O Estado de São Paulo pode ser o ponto de partida do processo de internacionalização das empresas britânicas. O DIT-UK, inclusive, participou como expositor no 2º SP Conecta, promovido pela Investe São Paulo para o atendimento de start-ups.

Como parte do acordo com a UK Trade & Investment, agência de promoção de investimentos e exportação que antecedeu o DIT-UK, a Investe SP já havia assinado dois intercâmbios profissionais: um com uma funcionária do governo britânico, que trabalhou durante um período na Investe SP, e outro com uma funcionária da Investe SP que participou das rotinas da UKTI, da London & Partners (Prefeitura de Londres) e da Midas (da região de Manchester).