Instituto de Botânica de SP promove Simpósio de Restauração Ecológica

Evento será entre 4 e 8 de novembro na capital paulista, com enfoque em legislação e metas para conservação

qua, 23/10/2019 - 20h51 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente por meio do Instituto de Botânica (IBt) promove, entre os dias 4 e 8 de novembro em São Paulo, o VIII Simpósio de Restauração Ecológica. O foco dessa edição será os “Desafios do processo de restauração frente à crise ambiental”.

“Ao longo dos seus 81 anos de existência, o IBt vem contribuindo por meio de pesquisas científicas e discussões técnicas os métodos para difundir a preservação e a recuperação da biodiversidade ecológica no Brasil”, explica o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Nesta edição, com base nas pesquisas científicas e nos processos socioambientais, se pretende promover o cumprimento da legislação ambiental, as metas estabelecidas para a conservação da biodiversidade e a restauração ecológica, com sustentabilidade social.

A abertura do evento tem a palestra internacional da professora da Universidad Autónoma del Estado de Morelos (México), Eliane Ceccon, sobre os desafios da restauração ecológica no mundo e no Brasil.

“O Simpósio é dirigido à comunidade que atua no campo da restauração. Ele vai apresentar as tendências e experiências da restauração ecológica nos biomas nacionais. São diversas mesas-redondas, palestras, cursos, estandes de apresentações de trabalhos científicos e atividades relacionadas à disponibilização de produtos e serviços”, comenta o Diretor Geral do IBt, Luiz Mauro Barbosa.

Dentre os assuntos que serão abordados pelo Simpósio estão ainda, a restauração ecológica de florestas tropicais, educação ambiental visando à restauração ecológica, geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados à restauração ecológica, fisiologia da conservação e técnicas de utilização de sementes de espécies nativas, contaminação do solo por elementos-traço, readequação ambiental e produtiva em propriedades rurais, restauração sobre o rejeito após o rompimento de barragem, estratégias de sustentabilidade econômica das pequenas propriedades, sistema agroflorestal, MapBiomas e evolução do inventário florestal de São Paulo.

Nas edições anteriores, o Simpósio reuniu aproximadamente mil participantes entre universidades, institutos de pesquisa, órgãos oficiais, licenciadores, consultores ambientais, grandes empresas, instituições financeiras, Ministério Público, ONGs, alunos de graduação e pós-graduação, órgãos de assistência técnica entre outros.

A expectativa da organização é que essa edição supere os eventos anteriores em número de participantes, na qualidade dos debates e, principalmente, nos seus desdobramentos para promover avanços em Restauração Ecológica e nas políticas públicas para o setor.

Para conferir a programação completa ou se inscrever acesse o site www.infobibos.com.

Durante os dias 4 e 5 ocorrem os minicursos nas dependências do Instituto de Botânica, localizado na Avenida Miguel Estéfano, 3031 – Água Funda e o Simpósio, entre os dias 6 e 8, São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo.