Instituto Butantan abre inscrições para Olimpíada Brasileira de Biologia

Prazo vai até 10 de março; melhores colocados poderão participar de competições no Japão e na Costa Rica

sáb, 15/02/2020 - 10h22 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Alunos regularmente matriculados no Ensino Médio poderão participar da competição, organizada pelo Instituto Butantan. Os melhores colocados irão para a Olimpíada Internacional de Biologia, no Japão, e para a Olimpíada Ibero-americana de Biologia, na Costa Rica.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até 10 de março por um professor responsável da escola (pública ou particular). Detalhes do processo de inscrição e o regulamento estão disponíveis neste link.

O objetivo da Olimpíada é estimular o interesse em estudos biológicos nos estudantes de ensino médio. A competição é realizada em três fases. Na última fase, os 16 melhores classificados poderão fazer uma capacitação prática intensiva em biologia molecular, bioquímica, bioinformática, botânica e zoologia nos laboratórios do Butantan, em São Paulo. Destes, 4 serão selecionados para a competição internacional e outros quatro para a ibero-americana.

Haverá também distribuição de medalhas para 150 alunos e premiações especiais para a aluna melhor classificada e para o estudante de escola pública com melhor classificação.

Os medalhistas ainda poderão conquistar vagas em importantes universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei – MG).

As universidades públicas de São Paulo mantêm um cronograma específico para selecionar estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais. Em 2019, por exemplo, a USP abriu 113 vagas em 60 cursos de graduação da Universidade, voltadas para alunos que se destacaram em competições de ciências do ensino médio.

Competições internacionais

Por determinação da Olimpíada Internacional de Biologia, a idade máxima de participação dos alunos na 16ª OBB é de 19 anos (inclusive) no dia 1º de julho de 2020. Por critério da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, alunos que já tenham participado da IBO não poderão participar da OIAB. Caso haja esta situação, o suplente melhor classificado será convocado para substituí-lo. Os melhores alunos classificados pela OBB poderão participar uma única vez da OIAB e até duas vezes, participando dos respectivos processos seletivos da OBB, da IBO.