Instituto Agronômico de Campinas recebe visita técnica

Fundado por Dom Pedro II há 131 anos, é o instituto mais antigo do país e atualmente é o centro de pesquisa da Secretaria de Agricultura

qua, 17/10/2018 - 12h10 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (17), o governador Márcio França realizou uma visita técnica ao Instituto Agronômico de Campinas, referência em melhoramento genético de plantas agrícolas e de culturas do agronegócio brasileiro.

Fundado por Dom Pedro II há 131 anos, é o instituto mais antigo do Brasil, um dos mais tradicionais, e atualmente é o centro de pesquisa da Secretaria de Agricultura. 

“Parte de tudo o que se produz no Brasil é a partir daqui, quase 80% de todo o café, muito do feijão, agora do trigo, é uma referência. A agricultura do Brasil se modernizou, todo nosso apoio ao agricultor, ao pecuarista em busca da mais tecnologia, de inovação, de mais produção com a área que eles trabalham. É isso o que o Brasil tem esperado, é isso o que eles têm conseguido ao longo dos seus anos de trabalho”, comentou França.

O governador anunciou ainda que a Secretaria de Estado de Agricultura será transferida para a cidade de Campinas, com o objetivo de facilitar o deslocamento dos participantes e a gestão do órgão. Essa é primeira vez na história de São Paulo que parte do governo será deslocado para o interior do Estado.

“É uma maneira de descentralizar e trazer o comando para perto dos institutos e também do interior. Não tem nenhum sentido mais, hoje, você deslocar as pessoas do interior para fazer alguma coisa numa cidade que já tem tantos eventos. Com isso, nós vamos permitir que a fiscalização seja mais rigorosa e que a atuação seja mais efetiva”, afirmou França.