Inova Unicamp e Faculdade Zumbi dos Palmares firmam parceria

Iniciativa visa fomentar o afroempreendedorismo e inserir alunos no ambiente da inovação tecnológica

qua, 05/06/2019 - 16h23 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, estabeleceu parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares. O objetivo é fomentar o afroempreendedorismo.

Um dos focos da parceria é a participação de alunos da Zumbi dos Palmares no Desafio Unicamp, competição de modelos de negócio a partir de tecnologias desenvolvidas na universidade. O intuito é que, além da capacitação, os alunos possam montar startups a partir de patentes e programas de computador da Unicamp. A Zumbi está participando da iniciativa com nove equipes, de acordo com informações da Agência Fapesp.

Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, o professor José Vicente afirma que a parceria será importante para demonstrar aos jovens negros o empreendedorismo como opção de carreira, ajudando a inseri-los no ambiente da inovação tecnológica.

A parceria vai permitir ainda, entre outros benefícios, destacar e mapear os afroempreendedores que compõem a rede de empresas-filhas da Unicamp.

Localizada no bairro de Bom Retiro, na capital paulista, a Faculdade Zumbi dos Palmares foi fundada em 2004 e é uma instituição voltada para a inclusão, a qualificação e a promoção do protagonismo do negro brasileiro. Ela foi iniciada com o curso de Sociologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1996.