Iniciativa distribui gratuitamente preservativos em displays itinerantes

Após ação na Estação Itaquaquecetuba o display será levado para a Estação Eng. Manoel Feio e, posteriormente, para a Estação Aracaré

dom, 04/02/2018 - 14h17 | Do Portal do Governo

O projeto Mulheres contra Aids, que distribui preservativos gratuitamente, chega a mais uma edição. A campanha desembarca na Estação Itaquaquecetuba, na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana), onde os usuários poderão retirar os preservativos no display que ficará fixado no mesmo local até o início de abril.

A previsão é que seja distribuído cerca de 220 mil preservativos, tanto feminino como masculino, além de gel lubrificante. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba. Além da estação, os preservativos também ficam em displays instalados em vários pontos da cidade, com grande circulação de pessoas.

Além de ajudar a evitar gravidez indesejada, o projeto também contribui na prevenção de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Feita de látex ou poliuretano, a camisinha é um método contraceptivo do tipo barreira, sem contraindicações. Previne gravidez indesejadas e é eficiente na proteção contra as DST, como sífilis, HIV e HPV.

Após a ação na Estação Itaquaquecetuba o display será levado para a Estação Eng. Manoel Feio e, posteriormente, para a Estação Aracaré.

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

As DST são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios que são transmitidos, principalmente, por relações sexuais. Geralmente uma pessoa está infectada e passa a doença para outra, por isso a necessidade do uso de preservativo. Essas doenças normalmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Algumas doenças podem não apresentar sintomas. No entanto, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até mesmo à morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do ví­rus da Aids, o HIV. O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas enfermidades.