Independência do Brasil terá celebrações pelos 200 anos da data

Palácio dos Bandeirantes sedia 1ª Reunião da Comissão de Coordenação das Celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil

qua, 19/09/2018 - 15h28 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (19), o secretário de Estado da Casa Civil, Aldo Rebelo, conduziu a primeira reunião de trabalho da Comissão de Coordenação das Celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil.

“A reunião foi realizada para instalação da comissão de celebração dos 200 anos, para traçar o roteiro da constituição dos grupos de trabalho que tratarão de reconstruir a trajetória da independência à época do acontecimento, a vida de São Paulo naquele ano, e valorizar culturalmente, socialmente e politicamente essa celebração. Para valorizar a história, a memória, os valores, as personalidades que ajudaram a construir o nosso país e o nosso Estado”, disse Rebelo.

Segundo o secretário, dentro de quinze dias será feita uma nova reunião, já com as sugestões apresentadas, para definir os grupos de trabalho e nomear os integrantes nas suas diversas disciplinas: “O que vai reconstituir, por exemplo, o roteiro de Santos até o Ipiranga, de lá até a Praça da Sé, onde a comitiva de D Pedro I pernoitou, sugestões de obras didáticas, paradidáticas, republicação de obras raras que tratam da independência, o conteúdo que vai para a internet, os aplicativos que serão usados”, completou.

A comissão conta com representantes da Casa Militar, das secretarias da Cultura, Educação, Justiça e Segurança Pública e do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, como a Profa. Solange Ferraz, diretora do equipamento, que fez um balanço da reunião. 

“A iniciativa foi muito boa, as pessoas já estão com muitas ideias, cada grupo de trabalho terá um roteiro com seus objetivos. Assim poderemos restringir as atividades de acordo com o tempo disponível, e o que será feito ao longo de 2018, 2019, até 2022. Agora é colocar a mão na massa pra começar a desenvolver o projeto”, concluiu.