Icesp: Corrida pela saúde será realizada no dia 19 de maio em SP

Atividade reforça importância da atividade física na prevenção do câncer; prova beneficente pode reunir 4 mil pessoas

seg, 15/04/2019 - 20h35 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um dos maiores centros de atendimento oncológico da América Latina, está com inscrições abertas para a 5ª edição da “Icesp Run”, corrida e caminhada pela saúde.

Os interessados em participar podem confirmar a inscrição pela internet. O resultado financeiro da prova será integralmente revertido para a promoção de projetos de assistência, pesquisa e humanização dentro do Icesp.

O evento será realizado no dia 19 de maio, a partir das 7h, com largada na Praça Charles Miller, no Complexo Esportivo do Pacaembu. A prova, que deve reunir até 4 mil participantes, tem o objetivo de ressaltar a importância da prática de atividades físicas regulares como medida de prevenção do câncer.

Além disso, a iniciativa tem o objetivo de auxiliar na reabilitação de pacientes já diagnosticados com a doença. A união entre as provas para adultos e as baterias kids, para crianças entre 4 e 13 anos, visam a reforçar a necessidade dos cuidados com a saúde desde a infância até a vida adulta.

Percursos

Assim como no ano passado, no qual o instituto aproveitou a ocasião para celebrar os seus dez anos, nesta edição, a “Icesp Run” conta com percursos de 5k e 10k para corrida, além da caminhada de 5k. A proposta é contemplar todos os públicos, reunindo os mais experientes e incentivando os primeiros passos daqueles que fazem questão de participar.

“A realização de exercícios com frequência contribui para o aumento da imunidade e também na redução da inflamação corporal, além da melhora da composição corpórea. Isso traz benefícios à mente, como o aumento da autoestima, melhora do sono e maior sensação de bem-estar”, explica o diretor-geral do Icesp, Paulo Hoff.

De acordo com o oncologista, é papel do instituto incentivar, cada vez mais, a adoção de hábitos saudáveis e a atividade física é uma grande aliada quando se fala em prevenção, uma vez que pode combater a obesidade e auxilia no equilíbrio hormonal, que podem representar fatores de risco para o desenvolvimento de câncer.