Hospital de Base em S.José do Rio Preto inaugura setor de radioterapia

Serviço possibilita que pacientes de câncer da região possam fazer todo o tratamento sem precisar sair da cidade

seg, 17/07/2017 - 13h45 | Do Portal do Governo

Com a inauguração nesta segunda-feira (7) do setor de radioterapia do Hospital de Base de São José do Rio Preto, os pacientes de câncer da região não precisam mais se deslocar para outras cidades em busca do complemento no tratamento da doença.

Com investimentos de R$ 6,2 milhões, o hospital que integra a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer passa a contar com um equipamento considerado um dos mais modernos disponíveis no país e no mundo:.o acelerador linear. Ele tem capacidade para fazer até 3,5 mil sessões de terapia por mês, o que significa ampliar em 30% a oferta regional de sessões realizadas.

“Uma grande conquista para São José do Rio Preto e toda região. Com a unidade de radioterapia, o Hospital de Base passa a ter o acelerador linear e já começou o trabalho com 37 pacientes, que iam pra Barretos, pra Jales, pra Jaú, e que vão poder fazer o tratamento completo do câncer aqui em São José do Rio Preto e outras patologias também”, disse Alckmin, que participou da cerimônia de entrega do setor.

Atualmente, os serviços oncológicos da região executam aproximadamente 135 mil sessões de radioterapia por ano. Esse tipo de tratamento é realizado pela Santa Casa de São José de Rio Preto e pelo Hospital Pio XII de Jales, e está em implantação no hospital Padre Albino, de Catanduva.

Com a reforma do setor e a aquisição do acelerador linear, o Hospital de Base poderá oferecer tratamento completo aos pacientes de toda a região de abrangência do Departamento Regional de Saúde (DRS) de São José do Rio Preto, composta por 102 municípios e 2 milhões de habitantes.

Alckmin elogiou as mudanças. “Moderníssima unidade de radioterapia com consultórios, acelerador linear. Daqui a dois meses, braquiterapia. Então é um grande conquista. A radiologia e radioterapia tendem a crescer no mundo. É menos invasiva e menos indolor, mais rápida e bastante eficaz”, afirmou.

Rede Hebe Camargo

Criada em 2013, a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer é composta por 76 unidades de referência oncológica, incluindo o Hospital de Base de São José do Rio Preto. Já recebeu mais de R$ 110 milhões em investimentos do Governo do Estado, em melhorias estruturais e aquisição de equipamentos. Atualmente, a rede tem capacidade para realizar aproximadamente 3,3 milhões de atendimentos por ano, incluindo cirurgias, quimioterapia e radioterapia.