‘Hitchcock – Bastidores do suspense’ está em cartaz no MIS

Até outubro, os admiradores da obra de Alfred Hitchcock (1899-1980) podem conferir um panorama da vida e obra do diretor britânico

sex, 20/07/2018 - 14h43 | Do Portal do Governo

Até outubro, os admiradores da obra de Alfred Hitchcock (1899-1980) podem conferir um panorama da vida e obra do diretor britânico por meio de uma expografia imersiva e interativa no MIS, que tem como conceito levar o visitante a um set de filmagem.

A exposição Hitchcock – Bastidores do suspense teve início no dia 13 de julho e traz a atmosfera e personalidade do cineasta considerado o mestre do suspense. Concebida e desenvolvida pelo Museu, a mostra conta com curadoria de André Sturm, cineasta e ex-diretor do MIS.

Através da longa filmografia de Hitchcock, o público pode conhecer os diversos aspectos e elementos que tornaram suas obras audiovisuais grandes sucessos e de inquestionável vanguardismo técnico e artístico.

Hitchcock se ocupava de todas as etapas e processos de seus filmes, desde o argumento inicial ou pré-roteiro até a finalização e edição dos filmes, passando pela direção de arte, direção de fotografia e até indicação de como seria o design do pôster e seu plano de divulgação. Este domínio pleno e controle de todas as etapas da feitura de seus filmes estão presentes na mostra.

A exposição conta com itens originais de instituições internacionais como o Acervo Marc Wanamaker | Bison Archives (Hollywood, California/EUA) e a Biblioteca Margaret Herrick, de Los Angeles, detentora do acervo da  Academy of Motion Pictures and Sciences (responsável pela entrega dos prêmios Oscar).

A biblioteca conta com uma grande coleção pessoal de fotos e manuscritos de Alfred Hitchcock, doados pela única filha do cineasta, Patrícia Hitchcock, e por sua neta, Tere O’Connell Nickel. O museu também garimpou peças em acervos pessoais como do pesquisador Carlos Primati, e de instituições como a CEDOC TV Cultura, Timothy Hughes Rare Newspapers e Acervo Walter Reuben.

Entre os itens selecionados pela curadoria estão fotos, manuscritos, storyboards, croquis de figurinos, cartazes e materiais de divulgação dos filmes, como kits de imprensa e lobby cards (fotos de porta de cinema ou cartazetes), matérias de jornais e revistas e diversos outros elementos, além de material audiovisual, como, por exemplo, trechos de filmes do início da carreira do diretor.

Confira aqui os detalhes da programação e a playlist criada especialmente para a mostra.