HC promove Maquiagem Terapêutica para vítimas de queimaduras

Objetivo da ação, nesta segunda (4), é elevar autoestima e qualidade de vida dos pacientes com sequelas de queimaduras em cabeça e pescoço

dom, 03/12/2017 - 15h02 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (4), a Divisão de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP promoverá o evento “Maquiagem Terapêutica”,  com palestras orientativas, para os pacientes com queimaduras graves na cabeça e pescoço, em tratamento multidisciplinar no ambulatório de sequelas da Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras.

O objetivo dos especialistas é aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O preconceito, a descriminação social e a falta de informação levam os pacientes a abandonarem o tratamento, confinando-os ao isolamento físico, emocional e psíquico.

“Muitos são deprimidos e evitam o convívio social, o que dificulta o processo de recuperação”, explica Dicarla Motta Magnani, responsável pela assistência fonoaudiológica e idealizadora do evento.

Para alterar este quadro, médicos, fonoaudiólogos e psicólogos irão abordar as possibilidades de tratamento em queimaduras de cabeça e pescoço, a importância da mímica facial para a comunicação não-verbal, a autoimagem e os benefícios da cosmiatria. Em seguida, os pacientes terão aula de maquiagem terapêutica.

As atividades irão acontecer das 9h às 12h.