HC de Botucatu inicia atividades da Enfermaria de Cuidados Paliativos

Nova unidade visa acolhimento de pacientes fora das possibilidades de cura e apoio a acompanhantes e familiares

seg, 16/09/2019 - 9h02 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/HCFMB
Uma das salas da Enfermaria de Cuidados Paliativos do HC de Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciou na sexta-feira (13) as atividades da Enfermaria de Cuidados Paliativos, local exclusivo para o acolhimento de pacientes sob cuidados paliativos, além de seus familiares.

São considerados cuidados paliativos os cuidados assistenciais oferecidos aos pacientes que tenham doença fora das possibilidades de cura, visando melhor qualidade de vida através da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença. Com apoio do Rotary Internacional, que destinou um subsídio no valor de US$ 34 mil (aproximadamente R$ 137 mil), o HCFMB realizou a implantação da unidade em um espaço totalmente reformado.

A estrutura conta com sete quartos individuais e varandas de uso comum, que incentivam à família ao diálogo, aproximação e cumplicidade. A enfermaria tem equipe multiprofissional especializada na área, que atuará junto aos pacientes e acompanhantes, de acordo com as necessidades específicas de cada família.

O subsídio foi solicitado à Fundação Rotária por intermédio dos seguintes clubes: Rotary Club de Botucatu Cuesta, Rotary Club de Botucatu, Rotary Club de Botucatu Norte e Rotary Club de Botucatu Bons Ares. Após análise da Fundação Rotária nos EUA e confirmação do parceiro internacional Rotary Club of Kolhapur – Heritage (Índia). A aprovação do subsídio permitiu a implantação de um serviço de atendimento especializado e diferenciado para a população atendida pelo HCFMB, visando o bem estar dos pacientes durante este período tão delicado.

O Superintendente do HCFMB, André Balbi, destacou a importância do início das atividades da unidade e a parceria com o Rotary Internacional. “Hoje iniciamos uma nova caminhada. Uma das minhas metas de gestão é a humanização do HC, e com ela, a consolidação e o crescimento do Serviço de Cuidados Paliativos”, disse.

O Presidente do Rotary Club de Botucatu Cuesta, Rafael Athanázio, homenageou os parceiros do Rotary Internacional e os envolvidos com a realização da nova enfermaria. “É uma honra fazer parte da implantação da primeira Enfermaria de Cuidados Paliativos de um hospital público do interior do Estado de São Paulo. Nestes dias de convivência com a equipe, aprendi que às vezes, não podemos tratar a doença, mas temos o dever de tratar o ser humano”, afirmou.

A médica especialista em Cuidados Paliativos, Ana Cláudia Quintana Arantes, falou sobre sua experiência e sobre a relevância da enfermaria. “Tenho certeza que Botucatu será referência no Brasil com este serviço, que é totalmente voltado ao paciente e seus familiares. O investimento no ensino de cuidados paliativos é essencial para os futuros médicos da FMB”, disse.