HC da Unicamp adota microscópio de alta tecnologia para cirurgias

Equipamento moderno, adquirido na Alemanha, conta com sistema ergonômico com funções automatizadas, além de ser sensível ao toque

seg, 20/03/2017 - 11h35 | Do Portal do Governo

As cirurgias neurológicas, otorrinolaringológicas, plásticas e de coluna feitas no Hospital das Clínicas da Unicamp vão passar a contar com um microscópio de alta tecnologia graças à aquisição do modelo Zeiss OPMI VARIO 700.

Fabricado na Alemanha, o equipamento estará em funcionamento ainda neste semestre, com uma série de diferenciais tecnológicos como câmera Full HD integrada, controles motorizados acionados por joysticks para focalização e zoom, iluminação por fibra óptica, sistema ergonômico com funções automatizadas em touchscreen e ausência de cabos.

“A tecnologia embarcada oferece um movimento fino que resulta num excelente suporte ao cirurgião com o mínimo esforço, posicionamento preciso, agradável e fácil. Nele, a imagem microscópica se caracteriza por um ótimo contraste e pelo reconhecimento de detalhes com grau de profundidade de campo”, destaca o professor e cirurgião Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, coordenador de Assistência do HC.

O equipamento possui rotação de 360º ao redor do seu eixo, bem como freios eletromagnéticos em todos os movimentos do aparelho. O Zeiss OPMI VARIO 700 permite ainda integração com sistemas de neuronavegação, com sistema de sala cirúrgica inteligente e micromanipulador para laser.