Hanseníase: conheça seus sintomas e tratamento

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae e que compromete principalmente a pele e os nervos.

ter, 28/08/2018 - 13h37 | Do Portal do Governo

Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae e que compromete principalmente a pele e os nervos.

A doença se manifesta na pele por manchas esbranquiçadas ou avermelhadas junto com a diminuição da sensibilidade – são manchas dormentes que não doem, não coçam e não incomodam, por isso passam muitas vezes despercebidas, principalmente quando estão localizadas em locais pouco visíveis, como costas e nádegas.

Outros sinais de presença da hanseníase é a diminuição da sensibilidade ou formigamento de extremidades das mãos, pés ou olhos; e a diminuição ou perda de força muscular em mãos, pés e pálpebras.

A hanseníase é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias e do contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento.

A doença tem uma lenta evolução. Após o contágio, o paciente leva de dois até dez anos para os sintomas começarem a se manifestar.

O tratamento

A hanseníase foi encarada com preconceito por muitos anos pela falta de informação de grande parte da população mundial. Atualmente, é possível conviver naturalmente com a doença. Os remédios podem ser adquiridos de graça nas unidades básicas de saúde, assim como o acompanhamento médico. O tratamento dura de seis meses a um ano em média.