Habitação entrega mais 96 apartamentos na região central da capital

Agora são 1.227 unidades de interesse popular já disponibilizadas à população, como parte da PPP do Centro

sáb, 02/11/2019 - 10h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação entregou mais 96 apartamentos do Residencial Gusmões, na rua dos Gusmões, na capital, na quinta-feira (31 de outubro). O empreendimento integra a Parceria Público-Privada (PPP) do Centro, primeira PPP de Habitação de Interesse Social do país, dedicada à oferta de moradias, aprimoramento da infraestrutura de serviços e equipamentos públicos e consequente revitalização de áreas do centro da cidade de São Paulo.

Com essa inauguração, já são 1.227 unidades habitacionais de interesse social entregues pela PPP do Centro. Os apartamentos foram construídos para atender famílias ou indivíduos com renda entre R$ 810 e R$ 5.724, que já residiam no município, trabalhavam na região central da cidade e ainda não tinham tido acesso à casa própria. Os contemplados se inscreveram no projeto e participaram de sorteios classificatórios.

“Estamos muito orgulhosos de darmos continuidade a esse projeto pioneiro e inovador que começou a ser entregue à população paulistana na gestão do hoje vice-governador Rodrigo Garcia como secretário estadual da Habitação. Hoje estamos entregando o primeiro empreendimento de outros que virão ainda este ano na região central da cidade”, afirma o Secretário da Habitação, Flavio Amary.

Ele ressalta que a PPP é um formato inovador que exige a integração da iniciativa privada e do Estado e possibilita agilidade na conclusão das obras. “Entregamos moradias a quem mais precisa, mas também temos como reflexos diretos a melhoria de serviços e a oferta de mais opções de cultura, mobilidade e lazer para a população, revitalizando o Centro como São Paulo merece”, diz.

Estrutura

O Residencial Gusmões foi erguido num terreno de 1.118 metros quadrados, cedido pela Prefeitura de São Paulo. O empreendimento tem salão de festas, salão de jogos, mini quadra, brinquedoteca e bicicletário. A PPP está entregando também no Residencial Gusmões uma loja de 155 metros quadrados, onde a iniciativa privada poderá vir a instalar um supermercado ou um estabelecimento comercial semelhante, facilitando o cotidiano dos moradores.

“A parceria da administração municipal foi fundamental na edificação desse empreendimento, destaca o secretário do Grupo Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Estado da Habitação, Cassiano Ávila. “O sucesso da PPP está apoiado em um modelo de gestão que é resultado da parceria não só entre o público e o privado, como também entre os próprios entes públicos. A Secretaria de Estado da Habitação trabalhou junto com a Prefeitura, que cedeu o terreno da Rua dos Gusmões e apoiou a liberação dos entraves burocráticos e a adequação dos projetos”, afirma Ávila.