Time do Emprego oferece orientação profissional ao cidadão paulista

Criado há 16 anos, programa estadual objetiva a valorização do profissional, a inserção ou o retorno ao mercado de trabalho

seg, 03/04/2017 - 9h00 | Do Portal do Governo

“A ideia de intitular o programa de Time do Emprego nasceu da vontade de criar, de fato, um time para ajudar na recolocação profissional de quem precisava”. A definição de Walter Barelli, idealizador do Programa Time do Emprego e ex-secretário da pasta Emprego e Relações do Trabalho (SERT) traduz a síntese da ação governamental, que é contribuir para inserção e recolocação profissional do cidadão paulista.

Criado em 2001, o programa é voltado a trabalhadores desempregados – incluindo os beneficiários do seguro-desemprego – e jovens, maiores de 16 anos, à procura da primeira oportunidade.

Para ajuda-los, profissionais do programa – denominados facilitadores – auxiliam os interessados a reconhecer suas habilidades, elaborar um currículo e carta de apresentação, participar de entrevistas e dinâmicas, preencher formulários, conhecer o mercado de trabalho, pesquisar potenciais empregadores, contatá-los, além de ajudar a planejar o orçamento doméstico e noções de empreendedorismo.

Tudo isso é feito por meio de encontros presenciais que ocorrem em todos os 645 municípios do Estado, com aviso prévio. Há 12 reuniões, nas quais participam cerca de 20 a 30 participantes, coordenados por dois facilitadores.

Gostou do programa? Então, fique atento às vagas publicadas aqui ou procure em seu município o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e se informe sobre as inscrições.

Acesse aqui o site do Time do Emprego.