Governo entrega Creche Escola em Tabapuã

Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 1,6 milhão na construção; unidade tem capacidade para 130 alunos

qui, 28/11/2019 - 19h30 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (28) foi entregue mais uma unidade do Programa Creche Escola na região de Catanduva. Trata-se da 47ª creche escola da atual gestão. A construção em Tabapuã teve investimento de R$ 1,6 milhão do Governo paulista, em parceria com a prefeitura local.

A Escola Municipal de Educação Infantil Jandyra Ianêz da Cruz tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio tem salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Na região de Catanduva já foram entregues sete unidades do Creche Escola e outras 10 estão em obras. Além da rede do ensino infantil, a Diretoria de Ensino de Catanduva conta com 27 escolas estaduais e mais de 12 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as unidades, seis adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, quatro unidades do Centro de Estudos de Línguas, com aulas gratuitas de idiomas.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra de uma unidade, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Secretaria, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE). A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a implantação do programa, em 2011, foram entregues 380 unidades do Creche Escola e outras 232 estão em execução.