Governo de SP promove workshop sobre desenvolvimento sustentável

Evento no Palácio dos Bandeirantes contou com a presença do cartunista Mauricio de Sousa e de representantes da ONU

sex, 10/11/2017 - 17h31 | Do Portal do Governo

O Palácio dos Bandeirantes recebeu, nesta sexta-feira (10), as atividades do II Workshop dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado. No encontro foi debatida, entre outros temas, a coordenação dos programas da administração paulista para a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas globais estabelecidas pela ONU, com prazo até 2030 para serem alcançadas. A erradicação da pobreza e um modelo de mundo mais sustentável estão entre os principais assuntos de discussão.

O cartunista Mauricio de Sousa participou da abertura do evento. Na ocasião, o artista distribuiu a coleção de 17 gibis sobre ODS, lançada recentemente, para os alunos da creche do Palácio dos Bandeirantes. Em parceria com a organização Aldeias Infantis SOS Brasil, os quadrinhos explicam os objetivos da ONU. Por meio da iniciativa, as crianças conheceram o autor das famosas histórias com personagens icônicos como Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha.

“Temos metas maravilhosas que precisamos seguir, acompanhar e, ao mesmo tempo, realizar. Por meio do Instituto Mauricio de Sousa, colaboramos com nossos desenhos e mensagens, que já se relacionam, de forma positiva, a diversas metas da ODS”, destacou Mauricio de Sousa. “A Turma da Mônica inteirinha está à disposição para estabelecer acompanhamentos permanentes e uma colaboração junto aos governos, com vistas ao cumprimento das metas”, acrescentou o cartunista.

Cooperação

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, o Governo do Estado promove várias iniciativas voltadas à cooperação entre o poder público e organizações da sociedade civil.

“Os ODS são metas que o Estado de São Paulo vem cumprindo sob a determinação do governador Geraldo Alckmin, que determinou que diversas pastas se envolvessem de acordo com linhas da ONU”, explicou Pesaro. “Nós agimos para que possamos cumprir as metas, trabalhar de forma conjunta e obter mais efetividade na entrega dessas políticas públicas”, ressaltou o secretário.

Esse é o segundo workshop sobre o tema organizado pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais. O primeiro foi realizado em julho de 2016, no auditório do Centro Paula Souza, e reuniu 23 secretarias estaduais.

“No evento de estreia, fizemos a apresentação de cada um dos 17 objetivos, além de um panorama sobre a conclusão dos Objetivos do Milênio, que foram substituídos pelos ODS em setembro de 2015”, afirmou Ana Paula Fava, chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado.