Governo do Estado entrega Creche Escola em Paranapanema

Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 1,5 milhão na construção; unidade deve beneficiar 130 alunos

sex, 13/12/2019 - 18h29 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (13) foi entregue mais uma unidade do Programa Creche Escola, a 48ª unidade da atual gestão. A nova Creche Escola ficam em Paranapanema, na região de Itapetininga, e contou com investimento de mais de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura.

Veja também
Governo de São Paulo anuncia maior expansão do ensino integral da história

A Creche Escola Elza do Carmo Oliveira tem capacidade para atender 130 crianças de zero a 5 anos. O prédio tem salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

A Diretoria de Ensino de Itapetininga conta com 58 escolas estaduais e mais de 30 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as unidades, seis adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, duas unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Secretaria, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 381 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 232 estão em execução. Na região de Itapetininga já foram entregues quatro unidades e outras três estão em obras com previsão de 390 novas vagas.