SP realiza fiscalização conjunta em postos de combustíveis na capital

Ação é fruto de convênio assinado entre o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria para combater fraudes

seg, 20/02/2017 - 9h34 | Do Portal do Governo

Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo fizeram uma ação conjunta na madrugada desta segunda-feira (20) para fiscalização de postos de combustíveis da capital, com participação da Agência Nacional de Petróleo. Essa é a primeira blitz após a assinatura de um protocolo conjunto firmado pelo governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria, que estabelece a articulação de vários órgãos municipais e estaduais para combater fraudes de combustíveis.

Combustível adulterado: veja como denunciar irregularidades

Alckmin falou sobre e a importância do convênio. “Hoje a operação ganha um grande reforço que é a prefeitura da capital. A operação visa defender o consumidor, que, às vezes, sem saber, está abastecendo no posto que tem fraude volumétrica, chamada bomba baixa. Então ele põe 30 litros de combustível e entra 28 no tanque. Tem fraude de qualidade no produto, como água no álcool, solvente na gasolina. Isso prejudica o motor, prejudica o veiculo e é sonegação fiscal. São maus empresários”, disse.

O convênio prevê a implantação de estratégias integradas de combate a fraudes e inclui a participação de órgãos municiais, como a Secretaria de Segurança Urbana (Guarda Civil Metropolitana); de Serviços e Obras; de Urbanismo e Licenciamento; e a Secretaria de  Prefeituras Regionais, com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e Procon-SP, órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

A fiscalização desta segunda-feira, com o reforço na capital da Prefeitura de São Paulo, dá sequência às operações executadas pelo Governo do Estado em postos de combustíveis que, somente no segundo semestre do ano passado, vistoriou cerca de 600 postos em mais de 50 municípios paulistas.