Governo de SP inaugura Baep em Piracicaba

Batalhão de elite da PM atende 52 cidades, com atuação nos padrões do policiamento de Choque e da Rota

qui, 19/12/2019 - 12h57 | Do Portal do Governo

Inauguração do BAEP em Piracicaba

resumo em 3 tópicos

  • O Baep de Piracicaba contará com três grupos de canil, além de um efetivo de 200 policiais e 30 viaturas
  • Com inauguração, número de batalhões em funcionamento no Estado chega a 11
  • Policiais recebem treinamento especializado e atuam para combater o crime de maneira mais ostensiva

O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, inauguraram nesta quinta-feira (19) o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) com sede em Piracicaba, que vai atender 52 cidades da região e segue o padrão do policiamento de Choque e da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). É o sexto grupamento de elite da PM entregue pela atual gestão estadual em 2019. Na terça-feira (17), foi inaugurado o batalhão em Ribeirão Preto.

“A melhor polícia militar do Brasil é a Polícia Militar do estado de São Paulo. Historicamente a mais preparada e bem treinada. Uma conquista que não é deste governo, e sim dos últimos 50 anos da PM de São Paulo”, disse Doria. “Até o final do nosso mandato, nós teremos 17 Baeps atendendo a todas o interior, regiões metropolitanas e litoral. Nosso governo cumpre o dever e o compromisso assumido com a população de São Paulo”, acrescentou.

Anunciado em agosto deste ano, o novo Baep passa a funcionar em um prédio alugado pelo Estado, por um valor mensal de R$ 18 mil. Para receber a unidade, o imóvel, que possui um terreno de 10 mil metros quadrados e 1,3 mil metros quadrados de área construída, passou por adequações custeadas pelo proprietário.

O local conta com salas para reuniões, almoxarifado e armazenamento de equipamentos, cinco alojamentos com banheiros, um vestiário, salas de aula, de musculação e administrativas, cozinha, banheiros externos, pátio interno e amplo estacionamento.

Com um efetivo que ultrapassa 200 policiais e 30 viaturas, o Baep de Piracicaba contará com três grupos de canil, distribuídos entre a cidade-sede e os municípios de Rio Claro e Sumaré. A inauguração eleva para 11 o número de Baeps em funcionamento no Estado.

“Piracicaba e os mais de 50 municípios da região ganham hoje um presente. Recebem um batalhão treinado por policiais especiais para que tenham esse meio. Ou seja, não precisamos mais ter a preocupação de deslocar tropas de choque de São Paulo para reforçar o interior porque ele já o tem”, destacou o Secretário.

As outras unidades especializadas estão em operação nas cidades de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e Ribeirão Preto, além das unidades nas zonas leste e central da capital.

Treinamento de ponta

A equipe que compõe o Baep de Piracicaba iniciou o treinamento em novembro deste ano, com término no último dia 13, sob coordenação e aplicação do Comando de Policiamento de Choque.

Foram aplicadas disciplinas específicas do treinamento da Rota, 2º Batalhão de Choque, 3º Batalhão de Choque, COE (Comandos e Operações Especiais) e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

Os policiais do Baep estão aptos para patrulhamento tático; gerenciamento de crises e negociações com reféns; busca e localização de artefatos explosivos; conduta de patrulha em locais de risco; controle de multidões; e policiamento em eventos e praças desportivas.

Soldado homenageado

Durante o discurso à tropa da PM, o Governador fez uma homenagem ao soldado Vinicius da Silva de Melo, que atuava no 10º Batalhão de Piracicaba e foi morto a tiros de fuzil no último sábado (14), durante perseguição a um criminoso que transportava nove fuzis em um veículo. O bandido morreu horas depois, em nova troca de tiros com a PM enquanto fugia.

“Quero registrar a minha solidariedade ao soldado Melo, de apenas 28 anos. Sete anos de trabalho na PM e que, por cumprir o seu dever, infelizmente perdeu a vida. Deixo a minha solidariedade à esposa e aos seus dois filhos. Tenho certeza que o nome do soldado Melo estará no rol dos heróis da PM de São Paulo. Peço uma salva de palmas ao soldado Melo. Ele morreu cumprindo o seu dever”, afirmou Doria.