Governo de SP anuncia atendimento 24h de mais duas DDMs na capital

Com essas unidades, Estado de São Paulo conta agora com dez Delegacias de Defesa da Mulher com atendimento ininterrupto

sex, 29/03/2019 - 15h32 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria inaugurou nesta sexta-feira (29) o atendimento 24 horas da 4ª (Norte) e 5ª (Leste) Delegacias de Defesa da Mulher. Com a implantação do atendimento ininterrupto nestas unidades, o Estado passa a contar com 10 DDMs funcionando 24 horas, sendo sete na capital. As demais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

“Completando assim delegacias em todas as regiões da Capital de São Paulo. Agora temos na zona Leste, Sul, Oeste, Norte e a zona Central da cidade”, disse Doria. O evento aconteceu na sede da 4ª DDM, no bairro Nossa Senhora do Ó, na zona Norte de São Paulo.

Para o atendimento 24 horas por dia, além do efetivo lotado nas DDMs, há o reforço de 22 policiais, sendo 13 na 4ª DDM e nove na 5ª DDM. Estes policiais foram realocados de outras unidades.

A inauguração do atendimento 24 horas da DDM de Santos aconteceu na última quarta-feira (27). Na 2ª (Sul), 6ª (Santo Amaro), 7ª (Itaquera) e 8ª (São Mateus) DDMs da Capital ocorreu no dia 8 de março. A 2ª DDM de Campinas passou a ter atendimento ininterrupto a partir de 28 de fevereiro deste ano, a de Sorocaba desde 30 de janeiro e a 1ª DDM da Capital desde 2016.

“Com atendimento de mulheres, com delegadas, escrivãs e investigadoras para o atendimento de mulheres vítimas de ameaça, de violência ou de qualquer situação que coloque em risco a sua integridade física e moral”, afirmou o Governador.

Produtividade das unidades

Ao longo de 2018, a 4ª DDM instaurou 830 inquéritos policiais e expediu 251 medidas protetivas. Somente no primeiro bimestre, foram 64 inquéritos e 76 medidas. A 5ª DDM instaurou 489 inquéritos policiais e expediu 275 medidas protetivas no ano passado. Nos dois primeiros meses do ano, foram 81 inquéritos e 53 medidas.

Violência contra a mulher

São Paulo é pioneiro no combate à violência contra a mulher e conta com 133 DDMs, sendo nove na Capital, 16 na Grande São Paulo e 108 no Interior.

Além disso, todas as delegacias do Estado seguem o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para melhor acolher casos de violência contra a mulher. Todos os policiais são capacitados – os cursos de formação contemplam disciplinas direcionadas ao tema.