Governo de São Paulo lança site para imigrantes e refugiados

Portal Guia do Imigrante reúne serviços e dicas para para facilitar a integração social e econômica de quem está chegando ao Estado

ter, 11/12/2018 - 17h34 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (12), a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) reúne associações e entidades de migrantes e refugiados de São Paulo para apresentar o site Guia do Imigrante. O portal vai trazer serviços e dicas para facilitar a integração social e econômica dessas populações no Estado paulista.

Para a elaboração do site, a AEAI, em parceria com a secretaria estadual da Justiça e organizações não governamentais como o ProMigra, Migraflix e PARR, realizou uma série de entrevistas com imigrantes e refugiados, além de consultar organizações que prestam atendimento a esse público.

O Guia do Imigrante vai disponibilizar informações para tirar documentação, hospedagem, assistência básica e financeira, cursos de português, educação, saúde, trabalho, informação sobre doações, orientação jurídica, empreendedorismo, transporte público, abertura de conta corrente e opções gratuitas de lazer.

“O objetivo do encontro desta quarta-feira é que representantes de associações, refugiados e migrantes, possam interferir diretamente no site, é uma construção conjunta”, afirma Andrey Brito, coordenador de Cooperação Internacional da AEAI.

A chefe da AEAI Ana Paula Fava fará a apresentação do projeto durante o evento que contará com as presenças do secretário chefe da Casa Civil Aldo Rebelo; Gustavo Macedo do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP; Jonathan Berezovsky do Migraflix; Victor Del Vecchio do ProMigra (Programa de Promoção dos Direitos de Imigrantes da USP) e Joanna Ibrahim, refugiada síria.

Os convidados serão recebidos por um café sírio/venezuelano promovido pelo Migraflix, organização sem fins lucrativos criada em 2015 e que atende a população refugiada e imigrante.

O evento é livre e gratuito, mas as vagas são limitadas. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail aeai@sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas no www.guiadoimigrante.sp.gov.br.