Governo cria canal no Telegram e peças contra fake news sobre coronavírus

Todo o material pode ser usado livremente por qualquer pessoa e replicado por WhatsApp, redes sociais e e-mail em qualquer aparelho digital

qui, 19/03/2020 - 17h29 | Do Portal do Governo

resumo em 3 tópicos

  • Canais exclusivos combatem fake news e divulgam informações sobre prevenção e enfrentamento
  • Ações se intensificaram após a Criação do Centro de Contingência
  • Desde então, divulgação de boatos e informações falsas por aplicativos de celular também se alastrou

O Governo de São Paulo criou canais exclusivos de comunicação para combater fake news e divulgar informações verdadeiras sobre prevenção e enfrentamento ao coronavírus. O material pode ser acessado livremente pelo aplicativo de mensagens Telegram e replicado pelo WhatsApp, redes sociais e e-mail. Há ainda um banco de cards com essas informações, para download via Google Drive.

As ações da Secretaria de Comunicação do Estado relacionadas ao coronavírus foram iniciadas ainda em janeiro e se intensificaram após a Criação do Centro de Contingência da doença. A divulgação de informações oficiais corretas para a imprensa e a população é imprescindível para evitar pânico e proteger a saúde de todos.

Com a proliferação dos casos confirmados de coronavírus na capital e outras cidades, a divulgação de boatos e informações falsas por aplicativos de celular também se alastrou. Textos, vídeos e áudios duvidosos ou mentirosos são checados diariamente por profissionais da Secretaria da Saúde e “carimbados” como fake news pela Secretaria de Comunicação.

“Este é um serviço que o Governo de São Paulo encara como essencial neste momento. Temos um grande esforço para desmentir as fake news que estão circulando. A população precisa de informações confiáveis para se prevenir da doença e para saber da situação da saúde pública”, disse o Secretário de Comunicação, Cleber Mata.

Para receber informações oficiais sobre o coronavírus no celular e ajudar a combater fake news, baixe o app Telegram para Android ou iOS. Depois, é só usar o sistema de pesquisa do aplicativo e se cadastrar no canal spcoronavirus (https://t.me/spcoronavirus).

Outra opção é baixar os cards produzidos pelo Governo de São Paulo e distribuir diretamente pelo WhatsApp e redes como Facebook ou Instagram. Todo o material com notícias verdadeiras e os “carimbos” de fake news sobre o coronavírus estão disponíveis no Google Drive pelo link https://drive.google.com/drive/folders/16QguCJNPLhF01an53yT9O9BlVLmztJD4. É só clicar, baixar e distribuir.

Hotsite e redes sociais

O Governo de São Paulo também usa o canal oficial @governosp em diversas redes sociais (confira a lista completa abaixo) para informar a população e transmitir diariamente eventos ao vivo, como entrevistas coletivas de autoridades estaduais envolvidas diretamente no enfrentamento ao coronavírus.

Outra iniciativa é o site exclusivo que reúne vídeos, textos e informações oficiais do Governo de São Paulo em um único local na internet. Todo o material também pode ser compartilhado livremente por qualquer pessoa via aparelho digital com conexão à internet. Basta acessar o link http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/.

Acompanhe as redes sociais do Governo SP

YouTube: http://www.youtube.com/governosp
Facebook: https://www.facebook.com/governosp
Vimeo: http://www.vimeo.com/governosp
Mixlr: http://mixlr.com/governosp
Twitter: https://twitter.com/governosp
Linkedin: linkedin.com/company/governosp
Instagram: instagram.com/governosp