Governo conclui Creche Escola na região de São José dos Campos

Empreendimento no município de Tremembé foi possível graças à parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a prefeitura local

qua, 20/06/2018 - 14h13 | Do Portal do Governo

Ainda nesta quarta-feira (20), o governador Márcio França entregou mais uma unidade do Programa Creche Escola na região de São José dos Campos. A construção, no município de Tremembé, foi possível graças à parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a prefeitura local.

A creche Sr. Paulo Casagrande poderá atender até 150 crianças de até 5 anos de idade, resultado de um investimento de mais de R$ 1,6 milhão. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. O local também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Programa Creche Escola

No convênio assinado, a Secretaria da Educação é responsável pelo repasse dos valores financeiros e processo de acompanhamento das obras. Já as prefeituras, em contrapartida, devem apresentar o terreno, realizar a licitação e a condução dos serviços. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram concluídas 301 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 247 estão em execução. Na região administrativa de São José dos Campos, já foram entregues 12 unidades e outras 10 estão em construção, com a previsão de 1,3 mil novas vagas.

Somente em 2018, foram assinados convênios para a construção de 80 novas unidades em 78 municípios do Estado. Destes, 5 convênios preveem a construção de unidades em 4 cidades da região administrativa de São José dos Campos – Guaratinguetá, Lorena, Santo Antônio do Pinhal e São José dos Campos –, com investimento previsto de R$ 13,6 milhões pela Secretaria da Educação. Serão atendidas cerca de 750 crianças.

Ensinos Fundamental e Médio

A região administrativa de São José dos Campos conta com 309 escolas estaduais e mais de 149 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre essas 309 unidades, 35 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Conta, ainda, com 13 Centros de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.