Governo anuncia Coronel Fernando Alencar como novo Comandante-Geral da PM

Na ocasião, Governador João Doria agradeceu o Coronel Marcelo Salles, que liderava a corporação desde maio de 2018 e deixa o cargo

seg, 09/03/2020 - 14h12 | Do Portal do Governo

Coletiva de Imprensa

resumo em 3 tópicos

  • Coronel Fernando Alencar Medeiros é o novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
  • Alencar assume o cargo que era ocupado pelo Coronel Marcelo Vieira Salles desde maio de 2018
  • Coronel tem como principal objetivo a manutenção da queda dos principais índices de criminalidade

O Governador João Doria e o Secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, confirmaram o Coronel Fernando Alencar Medeiros como novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Alencar assume o cargo que era ocupado pelo Coronel Marcelo Vieira Salles desde maio de 2018 e que pediu transferência para a reserva da corporação na última semana.

O anúncio foi feito no início da tarde desta segunda-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes. Além de apresentar o Coronel Alencar como novo Comandante da PM, Doria usou a solenidade para fazer um agradecimento público ao Coronel Salles pelos excelentes resultados obtidos pela PM durante o período dele à frente da tropa. Alencar era o segundo na cadeia de comando da PM.

Veja também
Governo de SP entrega prêmio Policial Nota 10

“O Coronel Salles foi leal, correto, dedicado, um grande comandante da Polícia Militar. Ao longo destes meses, com o General Campos e o Coronel Salles, nós reduzimos os índices de violência aos menores da história. Nossa responsabilidade é aumentar a sensação de segurança e reduzir ainda mais esses índices, o que aumenta ainda mais a responsabilidade do Coronel Alencar”, declarou o Governador.

Alencar assumirá as funções na terça-feira (10) e tem como principal objetivo a manutenção da queda dos principais índices de criminalidade em todas as regiões do estado. Atualmente, São Paulo tem a menor taxa de homicídios da história – 6,2 a cada 100 mil habitantes.

“Nós temos protocolos para tudo, todas as nossas ações. A maior orientação que a gente passa aos policiais é serenidade e tranquilidade. Nós cuidamos de pessoas, isso é muito complexo e sério. A nossa obrigação como policiais é basicamente uma: cuidar das pessoas”, afirmou o Coronel Alencar.

O novo Comandante-Geral da PM tem 50 anos e ingressou na instituição como aluno-oficial em 1985. Bacharel em Direito e Educação Física, o Coronel Alencar possui especialização em Direito Penal e Processual Penal e é Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e de ordem Pública. Ele já atuou como instrutor da Academia da PM do Barro Branco e da Escola Superior de Soldados.

O Coronel Alencar também foi Comandante do 16º Batalhão Metropolitano e do 1º Batalhão de Choque – Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), entre outras funções de destaque. Atuou na Casa Militar e foi instrutor de Direitos Humanos para Forças de Segurança na América Latina pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Já o Coronel Salles ingressou na instituição como aluno-oficial em 1985, no mesmo dia que seu pai, o subtenente Nelson de Almeida Salles, passava para a reserva. Ele foi Ajudante-de-ordem do Governador Geraldo Alckmin, Comandante da Cavalaria, Comando de Policiamento de Área Metropolitana 5, responsável pela zona oeste da Capital, e atuou ainda como Diretor do Departamento de Segurança e chefe de gabinete da Casa Militar e Defesa Civil.

“Muito obrigado pela oportunidade de poder me despedir das pessoas que trabalham conosco. Agradecer ao senhor, Governador, as palavras que tenho são de gratidão. Eu deixo o comando a uma pessoa excepcional, homem com experiência profissional invejável. Se há algum sucesso no nosso comando, eu devo muito ao Coronel Alencar. É nessa tradição que vamos fazer essa passagem, como a Segurança Pública merece”, afirmou o Coronel Salles.