Governo abre vagas para cursos gratuitos de qualificação para pessoas com deficiência

Aulas fazem parte do programa Meu Primeiro Emprego - Trabalho Inclusivo, com início previsto para este mês

ter, 05/11/2019 - 10h26 | Do Portal do Governo

O Programa Meu Primeiro Emprego – Trabalho Inclusivo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. O objetivo é promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

São 39 cursos em áreas como assistente de administrativo, auxiliar de programação de computador, assistente de RH, locução para rádio e TV, técnicas de vendas, entre outros. A carga horária é de 60 e 100 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br.

As aulas das próximas turmas, com previsão de início na segunda semana de novembro, serão realizadas nas Etecs, Fatecs e escolas estaduais.

17 mil vagas em todo Estado

Neste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Centro Paula Souza, está oferecendo 17 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência em todo Estado. O Meu Emprego – Trabalho Inclusivo também prevê incluir 60 mil pessoas no mercado de trabalho até 2022.

Além de qualificação, a iniciativa possibilita mapeamento do perfil e habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho, compatibilização de vagas e laudo médico.

O programa também apoia os empregadores na busca ativa na captação de candidatos com deficiência, apoio na definição das vagas de trabalho, encaminhamento de candidatos, orientação para análise de funções, palestras de sensibilização e apoio (por meio da metodologia do emprego apoiado) ao processo de inclusão profissional.

O Trabalho Inclusivo faz parte do programa Meu Emprego, lançado em junho, que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br.