Na capital, governador visita Centro de Operações da Polícia Militar

Na ocasião, Márcio França também falou sobre o projeto de alistamento civil para jovens, o JEPOE, lançado em julho último

sex, 24/08/2018 - 15h18 | Do Portal do Governo

Na manhã desta sexta-feira (24), o governador Márcio França realizou uma visita ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do Estado de São Paulo, localizado no Bom Retiro, na capital paulista. França foi acompanhado do secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Filho, e do comandante-geral da PM paulista, coronel Marcelo Viera Salles.

“O Copom é o cérebro da Polícia Militar, que é a imagem inicial que as pessoas têm no dia a dia da polícia. É uma extensão daquela viatura com dois rapazes que estão chegando na ocorrência. Com isso, eles se sentem seguros por saber que atrás deles tem toda uma estrutura com mais de cem mil policiais e profissionais da segurança pública, que são uma referência no Brasil”, destacou o governador.

França comentou que uma das preocupações do governo atualmente é reforçar a importância da corporação e dos profissionais perante a sociedade, e garantir que os policiais sejam reconhecidos e bem remunerados no exercício da função. Também falou sobre o projeto de alistamento civil para jovens, o JEPOE – Jovens no Exercício do Programa de Orientação Estadual, lançado no início de julho passado.

“Ao mesmo tempo, garantir que tenhamos essa tecnologia do Copom espalhada por todo o Estado e também que a gente gere oportunidades, para evitar de ficar enxugando gelo. Rapazes de 16, 17, 18 anos, nós temos que gerar oportunidades para eles, senão é uma luta inglória. A gente cuida da polícia, investe e evidentemente vai ter mais presídios porque vamos prender mais gente. Temos que evitar que o gelo se forme com o alistamento civil”, completou.

Destinado ao desenvolvimento pessoal e social de jovens em situação de vulnerabilidade, entre 16 e 18 anos de idade, o JEPOE oferecerá cursos de Formação Cidadã e de Qualificação Profissional, além de realizar atividades de interesse social junto à comunidade.

O programa é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e é gerido pela Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante. Ao todo, serão quase 4,5 mil jovens atendidos que receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 500 por mês. Cada um terá direito a dois cursos de qualificação, sendo o Formação Cidadã com duração de um mês, de segunda a sexta-feira.