Governador prestigia posse do novo Conselho Superior da Magistratura

Evento marcou também a Abertura do Ano Judiciário da eficiente Corte paulista, que possui cerca de 20 milhões de processos em andamento

seg, 05/02/2018 - 14h16 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin compareceu na manhã desta segunda-feira (5) à sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário e Cerimônia de Posse do Conselho Superior da Magistratura, biênio 2018/2019, realizada no Palácio da Justiça, no centro da cidade de São Paulo.

Na busca de eficiência, dinamismo, segurança e inovação, o novo Conselho Superior da Magistratura ficará na direção do Poder Judiciário paulista até o final de 2019 com os seguintes integrantes: os desembargadores Manoel de Queiroz Pereira Calças (presidente), Artur Marques da Silva Filho (vice-presidente), Geraldo Francisco Pinheiro Franco (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano); e os presidentes de Seções Getúlio Evaristo dos Santos Neto (Direito Público), Gastão Toledo de Campos Mello Filho (Direito Privado) e Fernando Antonio Torres Garcia (Direito Criminal).

Compareceram ao evento ministros e integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiros, desembargadores, juízes de Direito, juízes da Justiça Militar, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados e servidores.

A Corte paulista possui cerca de 20 milhões de processos em andamento. O montante representa mais de 25% do total de ações em andamento em toda a Justiça brasileira – 79,7 milhões, de acordo com o relatório “Justiça em Números 2017”, do Conselho Nacional de Justiça.

Mesmo com a quantidade de processos, a Corte paulista tem o segundo maior índice de produtividade do País (IPM – Indíce de Produtividade dos Magistrados), conforme cálculo do CNJ. Esse elevado número de ações está sob a responsabilidade de 2.088 juízes, 83 juízes substitutos em 2º grau, 359 desembargadores e 42.826 servidores.