Governador prestigia comemoração dos 65 anos da Faculdade de Direito Mackenzie

França foi um dos convidados para palestrar sobre o tema "Direito e Instituições Públicas" aos cerca de 600 estudantes de direito

ter, 14/08/2018 - 13h27 | Do Portal do Governo

Na manhã desta terça-feira (14), o governador Márcio França compareceu ao evento de celebração dos 65 anos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista, que inclui uma extensa programação durante toda a semana com workshops, palestras, simulações e exposições culturais.

França foi um dos convidados para palestrar sobre o tema “Direito e Instituições Públicas”, ao lado de nomes como o Des. Manoel de Queiroz Pereira Calças (Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo), Des. Luiz Guilherme Costa Wagner Júnior (Tribunal de Justiça de São Paulo e professor da UPM), Dr. Marcos da Costa (Presidente da OAB/SP) e Dr. Carlos Eduardo Cauduro Padin (Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

“Recebi a tarefa de falar sobre eleições, o momento político brasileiro. O estudante de direito já tem, por si só, um certo privilégio de conhecer o espectro da cultura humana, e tem a obrigação de entender mais. Vocês serão profissionais que irão lidar com o direito, e a fonte do direito é o voto. Existem lugares do mundo onde nem sequer existe voto. Por isso a importância de proteger o voto, a única forma em que as pessoas podem decidir. Para concluir, uma frase que meu pai dizia: é feliz quem faz o que é vocacionado. Obrigado a todos”, disse França aos cerca de 600 estudantes de direito da universidade.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Cauduro Padin, também ressaltou o papel da política na condução do desenvolvimento do país. “Quando desmerecem a política, temos de perguntar: ‘quem colocou os representantes lá?’ Por isso, peço que atuem, sejam otimistas, sejam multiplicadores da cidadania, exerçam-na e cumpram o seu dever cívico do voto”, disse.

As palestras contarão ainda com a participação de juristas como Alexandre de Moraes, ministro do STF, e Manoel de Queiroz Pereira Calças, presidente do TJSP. Para completar, entre os dias 13 à 17 de agosto acontece a Feira de Estágios, que contará com profissionais de escritórios e empresas, com apresentação de oportunidades aos discentes e experiências na área.

A partir de amanhã (15), após às 18h30, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) inaugura a exposição “Isto é Mackenzie! – 65 Anos da Faculdade de Direito”, com apresentação do Coro Jovem Cênico do Mackenzie, na praça da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A cerimônia de abertura ocorrerá em seguida, no Hall do CHCM – Prédio 1 (Rua Itambé – 143), em São Paulo.

A exposição resgata a história da tradicional Faculdade de Direito, criada em 1953, tendo como primeiro diretor o doutor Jorge Americano. Por meio de fotos, documentos e objetos, serão apresentados momentos importantes de conquistas e desenvolvimento do curso e da instituição.

O acervo ficará exposto até o dia 29 de setembro, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.