Governador autoriza ampliação da Operação Verão na Baixada

Atendendo um antigo pleito dos moradores da região, reforço no policiamento na região será estendido para outras épocas do ano

sáb, 09/06/2018 - 11h46 | Do Portal do Governo

O governador Márcio França promulgou na última sexta-feira (8) o projeto de lei que torna permanente a chamada Operação Verão. Na prática, isso significa que o contingente extra de policiais e viaturas que desce a Serra para garantir a segurança de moradores e turistas de dezembro até o Carnaval também deverá ser enviado à Região Metropolitana da Baixada Santista em outras épocas do ano.

A medida contempla as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. O governador atende assim um antigo pleito da região: “A Baixada deixou de receber turistas apenas no verão desde que foi aberta a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, facilitando o acesso ao litoral. Por isso se faz necessário o reforço permanente de policiamento. Espero que a decisão reflita também na economia, gerando mais empregos com o turismo”, afirmou Márcio França.

O Artigo 2º do projeto determina que os policiais que farão parte do contingente enviado poderão ser alterados ou substituídos, mas desde que a quantidade não seja reduzida. Além dos policiais, deverão ser enviados para a Região da Baixada Santista veículos, armamentos e  outros itens indispensáveis para a atuação das equipes.

Outro fator importante que pesou na decisão do governador foi o crescimento populacional observado nas nove cidades da Região Metropolitana nos últimos anos. Segundo projeções da Agência Metropolitana (Agem), a Baixada Santista deverá contar com mais de dois milhões de habitantes em 2020. Hoje são 1 milhão e 900 mil os moradores da região.

Durante o verão 2017/2018, a região recebeu o reforço de 2.954 policiais militares, sendo 339 da Polícia Rodoviária, e 200 viaturas da PM durante a Operação Verão. Foram 250 policiais a mais que no ano anterior. E 1.649 policiais civis.

Na temporada passada, que foi 20 de dezembro a 16 de fevereiro, foram 275 presos em flagrante, 90 procurados pela Justiça recapturados e 33 menores apreendidos. Também foram retiradas das ruas 2.369 toneladas de drogas e 66 armas.