Governador Geraldo Alckmin reúne-se com presidente da Espanha

Em encontro na capital paulista, líderes conversaram sobre relações bilaterais e oportunidades de investimento no Estado

ter, 25/04/2017 - 10h51 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (25), o governador Geraldo Alckmin se reuniu com o presidente da Espanha Mariano Rajoy. O encontro ocorreu no Hotel Hilton, na capital paulista, onde os líderes falaram sobre as relações bilaterais, oportunidades de investimento no Estado, entre outros assuntos.

“Os investimentos espanhóis no Brasil, especialmente em São Paulo, são crescentes. Telefonia, banco, seguros, construção, ferrovia, rodovias, são investimentos importantíssimos”, disse Alckmin, destacando ainda um possível futuro acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Acompanharam Alckmin o secretário de Governo, Saulo de Castro Abreu Filho, a assessora especial para Assuntos Internacionais, Ana Paula Fava, a embaixadora chefe do Eresp (escritório do Ministério de Relações Exteriores em São Paulo), Débora Barenboim-Salej, e o embaixador do Brasil em Madrid, Antonio Simões.

Pela delegação da Espanha, estavam o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara, o secretário de estado e diretor de gabinete, Jorge Moragas, a diretora do Escritório Econômico, Eva Valle, a secretária de Comunicação, Carmen Martinez Castro, o secretário de Cooperação Internacional para a Iberoamérica, Fernandó García Casas, e o diretor do Departamento Internacional, Bernardo Sicart.

“Temos em São Paulo uma comunidade enorme de espanhóis, são mais de meio milhão de pessoas. A cidade de Santos era chamada de Barcelona brasileira. Então é uma alegria estar aqui com o presidente. Tenho certeza que vamos ter mais investimentos da Espanha no Brasil”, comentou o governador. “A Espanha também passou por um período difícil, mas está crescendo, e o Brasil também está recuperando sua economia”, completou.

Além da reunião com Alckmin, nesta terça Rajoy abriu o encontro empresarial Espanha-Brasil para cerca de 150 representantes de empresas espanholas e brasileiras, em que foram discutidas novas parcerias nos setores de infraestrutura, transporte, indústria aeronáutica e economia digital.

Segundo a Câmara de Comércio da Espanha, 55,4% das empresas de capital espanhol devem aumentar seus investimentos no Brasil entre 2017 e 2018. No começo deste ano, a responsável pela Unidade de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado paulista, Isadora Cohen, apresentou o novo modelo de concessão de rodovias paulistas para aproximadamente 60 investidores espanhóis na Câmara comercial espanhola.

São Paulo e Espanha
Desde 1999, São Paulo e Espanha assinaram 11 acordos de cooperação contemplando principalmente os setores de Saneamento, Educação e Pesquisa e Desenvolvimento.

O último acordo estabelecido entre as regiões foi em 2013 e teve por objetivo compartilhar com o Estado paulista o conhecimento e a experiência no Sistema Integrado de Gestão Municipal (SIGM) da Espanha. A grande maioria dos estimados 15 milhões de descendentes de espanhóis no Brasil reside em São Paulo.