Governador concede Ordem do Ipiranga a autoridades japonesas

Cerimônia com membros da província de Okinawa aconteceu nesta sexta-feira (03) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista

sex, 03/08/2018 - 21h23 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (3), o governador Márcio França recebeu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, uma comitiva internacional para a cerimônia em que foi concedida a Ordem do Ipiranga a autoridades da província japonesa de Okinawa.

Além de cerca de 150 convidados, também participaram da condecoração a primeira-dama professora Lúcia, a assessora para Assuntos Internacionais do governo paulista, Ana Paula Fava, e o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.

No evento, receberam a comenda Grã-Cruz o governador e o vice-governador de Okinawa, Takeshi Onaga e Moritake Tomikawa, respectivamente. Já a Grande Oficial foi outorgada para Mikko Shiroma, prefeita da cidade de Naha, capital de Okinawa.

O governador Márcio França concedeu a Medalha dos Bandeirantes a Yonekichi Shnzato, presidente da Assembleia Legislativa de Okinawa, Shunei Onaga, presidente da Câmara Municipal de Naha, Eiki Shimabukuro, presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Isamu Yamashiro, presidente honorário da Associação Okinawa Kenjin do Brasil.

Maior honraria do Estado, a medalha Ordem do Ipiranga tem como finalidade agradecer e homenagear cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus méritos e contribuições para o Estado de São Paulo.

A Ordem do Ipiranga possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande-Oficial e Grã-Cruz. A medalha foi instituída em 1969 pelo governador Roberto Costa de Abreu Sodré.

A cerimônia foi encerrada com duas apresentações artísticas, a primeira inspirada na obra “O Pequeno Príncipe”, seguida pela dança dos leões mitológicos de Okinawa.

Outorga Ordem do Ipiranga

A última vez em que a Ordem do Ipiranga foi concedida foi em outubro do ano passado. Na ocasião, o então governador Geraldo Alckmin agraciou 12 pessoas com a honraria em seus graus mais elevados – Grã-Cruz e Grande Oficial.

Receberam a Grã-Cruz Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Magazine Luiza; Carlos Alberto Bezerra, pastor e fundador da Igreja Comunidade da Graça; Lilia Klabin Levine, empresária e membro do Conselho de Administração do Grupo Klabin; Anderson Lemos Birman, fundador da Arezzo; Regina Blois Duarte, atriz; o general do Exército João Camilo Pires de Campos; e Marcos Evangelista de Morais (Cafu), ex-jogador e Presidente da Fundação CAFU.

Foram agraciadas com a honraria Grande-Oficial Ângela Machado de Vasconcelos, professora; João Carlos Di Genio, empresário e reitor da Universidade Paulista; José Carlos Seixas, médico sanitarista; Sergio Linares Filho, perito criminal; e Dr. Mário Sérgio Duarte Garcia, jurista.

Relações bilaterais

São Paulo e Japão têm assinados 16 acordos de cooperação em diversos setores como Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Saúde e Educação. O último, firmado em 2017, entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado paulista e a província de Shizuoka, prevê que atletas paralímpicos da delegação brasileira dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 realizem aclimatação para a competição em Hamamatsu.