Gosta de flores? Aproveite cinco museus com jardins em SP

Amantes da natureza podem aproveitar além das mostras e exposições para curtir a tranquilidade e a beleza de áreas verdes das Instituições

sáb, 15/06/2019 - 11h34 | Do Portal do Governo

Você sabia que alguns museus paulistas contam com belos jardins e aliam cultura e beleza natural em um mesmo ambiente? Dessa forma, os amantes da natureza podem perfeitamente aproveitar para visitar mostras e exposições e curtir a tranquilidade dos jardins ao redor das Instituições.

O Catavento Cultural, museu voltado à ciência e tecnologia, fica no histórico edifício do Palácio das Indústrias e oferece mais de 250 instalações para a diversão de crianças e adultos. Entre elas está o Borboletário Catavento, que contém algumas espécies de borboletas e mais de 20 tipos de plantas específicas para cada espécie em seu jardim.

Para a estudante Julia Piffer, de 10 anos, visitar o Museu é sempre divertido. “Eu gosto muito de tecnologia. Sou muito curiosa e aqui eu posso brincar e aprender. Vir ao Museu é um dos meus passeios favoritos”, conta.

Na Pinacoteca, um dos mais antigos museus de São Paulo, fica o Parque da Luz, que foi originalmente criado como Horto Botânico, em 1825. A área possui diversas espécies de árvores, espelho d’água, gruta com cascata e aquário subterrâneo.

Situado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira possui 6.600 m² de área verde e abriga um lindo jardim, perfeito para ficar mais próximo da natureza, ainda que esteja situado no meio de uma das mais movimentadas áreas da cidade.

A Casa das Rosas, localizada em plena Avenida Paulista, é uma das antigas mansões que ainda resistem ao tempo no centro econômico da cidade. O lindo jardim, com bancos que oferecem aconchego aos visitantes, é composto por roseiras e considerado um dos mais bonitos da capital. Lá é possível encontrar cursos, oficinas, exposições e eventos como a Virada da Poesia.

“Eu gosto de aproveitar quando estou na Paulista e passar na Casa das Rosas. Sentar nos bancos e ler um livro parece que estou no campo mesmo ainda estando na Cidade,” explicou o motorista, Belmiro da Silva.

Para fechar a lista, um equipamento de cultura que fica dentro de um dos mais visitados parques da cidade, o Ibirapuera. O Museu Afro Brasil tem em seu acervo mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, produzidos entre o século XVIII e os dias atuais.

O parque em seu entorno conta com área verde de 1.584 km², três lagos artificiais, pista de cooper, parque infantil, ciclofaixa, e diversas opções de lazer.