Gastronomia é tema na Fábrica de Cultura em outubro

Atividades estarão presentes nas unidades da região norte e sul da capital paulista e na Grande São Paulo

seg, 07/10/2019 - 17h37 | Do Portal do Governo

As Fábricas de Cultura das regiões norte e sul da capital paulista terão eventos relacionados à temática da gastronomia durante o mês de outubro. Na Fábrica de Cultura Brasilândia, a atividade “Ôôô trem bão!” dá ênfase a ervas e especiarias, por meio das quais os participantes poderão aguçar os sentidos durante uma sessão de experimentação.

Serão apresentados diversos pratos típicos por meio de um jogo de quebra-cabeças e, ao final, os participantes vão saborear uma famosa receita. O evento será dia 29, uma terça-feira, das 14h30 às 16h30. A programação das Fábricas coincide com a primeira edição do SP Gastronomia, evento também dedicado ao tema com atrações em todo o Estado de São Paulo.

Na Fábrica de Cultura Capão Redondo, zona sul, o ingrediente será a mandioca, alimento muito nutritivo e tradicional no Brasil, principalmente no Nordeste e na cultura indígena. A raiz também é conhecida como macaxeira ou aipim, dependendo da região do Brasil. Serão contadas histórias tradicionais que contam a origem da mandioca, e em seguida, haverá degustação de algumas das formas de consumi-la. A atividade “Mani – Nossa raiz” terá 30 vagas, e será realizada dia 25, uma sexta-feira, das 14h30 às 16h30.

No dia 17, quinta-feira, a Fábrica de Cultura Diadema vai falar de uma queridinha de todos os brasileiros: a paçoca. Em “Paçoca – paçoquinha, de onde vem o amendoim?”, haverá contação de histórias com as lendas indígenas sobre a origem dos alimentos que, muito mais que comida, trazem histórias interessantes. Além de fazer paçocas. O público-alvo são crianças a partir de 7 anos. Serão 20 vagas. A atividade ocorrerá das 15h às 17h.

Haverá atrações também na unidade Jaçanã, Jardim São Luis e Vila Nova Cachoeirinha. A programação completa está no site www.fabricasdecultura.org.br.