Fundo Social inicia obras da primeira Praça da Cidadania

Área em Santo André vai sediar unidade de local que tem por objetivo ser espaço ecológico e oferecer cursos de capacitação profissional

seg, 26/08/2019 - 12h43 | Do Portal do Governo

O Jardim Santo André, em Santo André, na região do ABC paulista, vai receber a primeira Praça da Cidadania do Estado. O objetivo do projeto é construir espaços coletivos ecológicos, destinados à população em situação de vulnerabilidade social e promover a capacitação profissional da comunidade, por meio dos cursos das novas Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo (Fussp).

“Um projeto dessa magnitude, com essa inovação, muita gente duvidou que sairia do papel ainda no primeiro ano, mas está aqui. Essa praça irá trazer capacitação e emprego para a comunidade”, disse o Secretário Executivo da Habitação, Fernando Marangoni. A cerimônia que marcou o início das obras ocorreu na terça-feira (20).

O projeto executivo da praça foi desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que detém a maior parte do terreno do Jardim Santo André e já realiza outras intervenções habitacionais, urbanísticas e sociais na área. “É com muita alegria que a gente começa essa obra. A região do Jardim Santo André tem muitas dificuldades e nós vamos correr atrás e ver onde estão os problemas a serem resolvidos. A nossa praça já é um começo. Nós vamos fazer o possível para que isso seja algo útil para a comunidade”, afirmou a primeira-dama Bia Doria.

Praça da Cidadania

Nestes locais, haverá espaços para cursos e oficinas, apoio jurídico, quadra poliesportiva, horta social, comércio, coworking (escritório compartilhado), wi-fi, estação de gestão de resíduos e parque infantil, além de uma agência do Banco do Povo para análise e aprovação de microcrédito.

A Praça da Cidadania tem custo aproximado de R$ 3 milhões e será construída em parceria com a iniciativa privada. A manutenção e administração das unidades serão feitas por um Conselho Gestor, constituído pela comunidade, Fussp, CDHU, prefeituras e demais órgãos envolvidos no projeto. Além da cidade de Santo André, já está prevista a implementação do projeto em, pelo menos, outros dez locais da capital e do interior.