Frota metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte recebe 28 ônibus novos

Serviços intermunicipais gerenciados pela EMTU/SP transportam, em média, cerca de 70 mil passageiros por dia na região

qui, 19/12/2019 - 17h41 | Do Portal do Governo

Os 82 serviços intermunicipais gerenciados pela EMTU/SP na Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte ganharam um importante reforço, com a chegada de mais 28 ônibus novos.

São veículos de padrão rodoviário, com plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção e que transportam apenas passageiros sentados. A capacidade máxima é de 48 pessoas. Os veículos transportam, em média, cerca de 70 mil passageiros por dia.

A EMTU/SP, que integra a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, gerencia o sistema intermunicipal de ônibus nas regiões de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba /Litoral Norte e Sorocaba. Este ano, 827 ônibus zero km foram entregues para operação nas cinco regiões, 583 deles com ar-condicionado.

Dos 28 ônibus novos, 20 foram colocados em operação pela empresa Pássaro Marron. Eles têm carroceria Marcopolo e motor Euro V, a tecnologia mais moderna do ponto de vista ambiental. Desse total, 10 têm ar-condicionado e 16 são equipados com tomadas USB para carregamento de celulares e notebooks.

Os outros oito ônibus novos foram entregues para operação pela Viação Litorânea, todos com ar-condicionado. Quatro deles são de frota compartilhada com a Artesp e têm como diferencial o sistema de frenagem Retarder que proporciona maior durabilidade dos pneus e freio, além de permitir maior velocidade média e economia de combustível.

Este sistema é especialmente útil em linhas que trafegam pela Rodovia dos Tamoios, onde o trecho de serra requer frenagens constantes.

O investimento total das duas empresas foi de R$ 15,6 milhões. Os 28 novos ônibus vão substituir parte da frota de 465 veículos que interligam os 39 municípios da região. Até o final do primeiro trimestre de 2020, mais 50 novos ônibus serão colocados em operação pelas duas empresas.