#FocaNoTrânsito impulsiona ações do Maio Amarelo em São Paulo

Com apoio de prefeituras e sociedade civil, campanha do Detran.SP impactou mais de 10 milhões de pessoas com mais de 300 ações

sex, 02/06/2017 - 14h42 | Do Portal do Governo

O Maio Amarelo é um movimento internacional criado para alertar e conscientizar a população sobre a necessidade de tornar o trânsito cada vez mais seguro. Para reforçar o empenho em melhorar as condições do tráfego em São Paulo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) pegou carona em um “meme” para desenvolver a campanha #FocaNoTrânsito.

A ideia deu muito certo. A figura simpática do mamífero cativou a população em mais de 300 ações nas ruas, com pedágios educativos, palestras em escolas, panfletagens, ações de fiscalização do Programa Direção Segura e distribuição de kits da campanha.

Na Internet as publicações da campanha impactaram mais de 10 milhões de pessoas, com os vídeos visualizados quase meio milhão de vezes – como se ficassem 1.500 horas ou 65 dias sendo exibidos ininterruptamente.

“A campanha chamou e muito a atenção das pessoas. E se cada uma delas tiver parado um minuto pra refletir sobre o seu comportamento no trânsito, seja como pedestre, ciclista, motorista, nosso objetivo terá sido alcançado. Esperamos que essa mudança de comportamento reflita em um trânsito mais seguro”, analisou o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.

Entre os comportamentos que precisam ser mudados, os que mais causam acidentes são: a falta do uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás; o excesso de velocidade; a mistura de bebida e direção; e o uso do celular ao volante. Todas essas situações foram retratadas nas ações do #FocaNoTrânsito.

O estudo que apontou os comportamentos inadequados mais frequentes foi feito pelo Infosiga-SP (banco de dados do Movimento Paulista) e apontou ainda que 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e distração.

O número fez parte de diversas ações da mobilização que envolveu todo o Estado de São Paulo e fez parte das ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que contou com o apoio de prefeituras de 145 municípios, empresas privadas e a sociedade civil.

O material desenvolvido para a campanha #FocaNoTrânsito pode ser baixado e compartilhado nas redes sociais acessando o site www.focanotransito.com.br, o instagram @focanotransito e as redes sociais do Detran.SP.