Fiscalização do Ipem-SP reprova materiais elétricos no Estado

Operação Segurança Elétrica ocorreu na capital e nas cidades de Bauru, Osasco, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Santo André e outras

seg, 25/03/2019 - 17h04 | Do Portal do Governo

Plugues, tomadas, lâmpadas dicroicas, luminárias, lustres, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas halógenas, extensões enroladas, adaptadores de plugues e tomadas, lâmpadas LED, sensor de presença, transformador de tensão foram alguns dos itens fiscalizados no período de 18 a 22 de março durante a Operação Segurança Elétrica, realizada na capital e nas cidades de Bauru, Osasco, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Santo André, São José do Rio Preto e Várzea Paulista.

Dos 50 estabelecimentos fiscalizados, 13 (26%) estavam irregulares. Foram verificados pelas equipes de fiscalização do Ipem-SP, 23.205 produtos, sendo encontradas irregularidades em 414 (1,8%) itens fora do padrão, sem certificação e descaracterização do padrão exigido.

Segundo o superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni, “o objetivo da operação é verificar se produtos como tomadas, plugues e adaptadores estão sendo comercializados com o certificado do Inmetro. Já os dispositivos elétricos de baixa tensão precisam apresentar informações obrigatórias como corrente, tensão e identificação do fabricante, garantindo produtos com qualidade e segurança ao consumidor”, explicou.

As empresas autuadas pelo instituto têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Confira as irregularidades encontradas na capital, acesse https://tinyurl.com/y27d3vur.

Confira as irregularidades encontradas no interior, acesse https://tinyurl.com/y76cd93f.

Dicas para o consumidor na compra desses produtos:

1. Verificar se os produtos são certificados (ostentam o selo de certificação do Inmetro);

2. Se as tomadas e plugues estão dentro do padrão brasileiro, ou seja, um padrão de tomada com 3 (três) orifícios e 2 (dois) padrões de plugues um com 2 pinos e outro com 3 pinos redondos. O plugue é sextavado e a tomada possui uma cavidade sextavada garantindo a segurança contra o choque elétrico;

3. Tem que constar o nome ou marca ou o logotipo do fabricante/importador;

4. Constar também a tensão a que se destina em volt (V), potência em watt (W) ou corrente nominal em ampère (A);

5. No caso das lâmpadas, fluorescentes ou as incandescentes, o consumidor deve adquirir as que fazem parte do programa brasileiro de etiquetagem, pois, a sua vida útil é maior.

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.