Filme “Fatores de Risco” será exibido no Festival Mobifilm 2018

Apresentação será nesta sexta-feira (30), às 15h, no Unibes Cultural em São Paulo em sessão conjunta com outros sete filmes selecionados

sex, 30/11/2018 - 9h10 | Do Portal do Governo

O curta “Fatores de Risco” foi selecionado para a 3ª edição do Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança – o Mobifilm 2018, que acontece no Unibes Cultural em São Paulo. A exibição será nesta sexta-feira (30), às 15h, em sessão conjunta com outros sete filmes selecionados.

Produzido para a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp, o vídeo foca na conscientização da população sobre como a combinação de alguns fatores e comportamentos, como álcool e direção ou uso de celular ao volante, por exemplo, podem comprometer a segurança de quem utiliza as rodovias paulistas.

“Recebemos a missão de tratar os fatores de risco que contribuem para ocorrência de acidentes viários e que podem ser eliminados com mudanças de atitudes dos diversos personagens que compõem o trânsito, seja motorista, pedestre ou motociclista. O resultado foi esse filme que tem sido super bem recebido pelo público, acredito que pela linguagem moderna e dinâmica com que trata o assunto”, avalia Elizabeth Di Giorgio, Superintendente de Comunicação da Artesp.

O vídeo de quatro minutos foi selecionado na categoria “filme institucional” do Festival e foi produzido pela ComunicaFilmes, por meio da agência Vivas Comunicação com direção de Alessandro Bulgarini e conta, ainda, com criação de Rodrigo de Sá e Vladimir (Charles) Brown. Para o roteiro, a equipe trabalhou em sinergia com a área de segurança viária da Artesp.

“Foi interessante para nós, engenheiros, trabalharmos próximo do pessoal da produção que soube traduzir nossas preocupações técnicas em imagens e informações para a população”, avalia Carlos Campos, gerente de segurança e sinalização da Artesp. “O fator humano está presente em todo acidente, por isso é de extrema importância impactar as pessoas para mudanças de atitude que poupam vidas”, complementa.

Quem não puder comparecer à sessão na Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2.500 Cerqueira César – São Paulo/SP, pode conferir o filme no link: https://www.youtube.com/watch?v=nHxtDWYTI7o.

Sobre o Mobifilm

O MOBIFILM tem o objetivo de incentivar e divulgar a produção audiovisual, promover reflexão, gerar debate, inspirar ideias e melhorar a consciência do país sobre os graves problemas afeitos a mobilidade e segurança de trânsito. A edição de 2018 acontece nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro. A programação completa está disponível no site do Festival: www.mobifilm.com.br.