Festival de Inverno de Campos do Jordão começa neste sábado

Com programação renovada, 50ª edição do evento, o maior da América Latina, vai até 28 de julho e maioria das atrações é gratuita

sex, 28/06/2019 - 15h02 | Do Portal do Governo

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, celebra sua 50ª edição com centenas de atrações em Campos do Jordão e na capital paulista. O evento começa neste sábado (29) e segue até 28 de julho.

Reconhecido como o maior festival de música clássica da América Latina, o evento em 2019 contará também com uma programação renovada, incluindo entre as atrações tradicionais nomes da música popular brasileira. A programação completa está disponível no site do festival.

“Estamos falando de um novo Festival de Inverno de Campos do Jordão. Inteiramente renovado, com uma estrutura grande e um número recorde de locais e apresentações. Trata-se de um novo conceito e uma nova experiência para o público. Estamos enriquecendo a programação com atrações jovens, nomes consagrados da MPB, concertos com músicas de filmes, trilhas de games e, claro, uma programação clássica de altíssimo nível, com grandes orquestras e solistas”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

São centenas de atrações, a maior parte delas gratuita. A abertura oficial será no sábado (29), às 20h30, no Auditório Claudio Santoro, com um concerto da Osesp sob a regência de Marin Alsop. No mesmo dia, antes da abertura oficial, às 16h30, a Jazz Sinfônica, sob a regência de Nelson Ayres, faz um concerto gratuito com a cantora Mônica Salmaso, na Praça do Capivari.

O Palácio Boa Vista, uma das sedes do Governo de São Paulo e palco do primeiro Concerto de Inverno (atua festival), também vai receber apresentações, além de uma programação própria e especial durante o evento.

Programação inicial

Na primeira semana, as atrações sinfônicas em destaque são a Filarmônica de Goiás, regida por Neil Thomson, com o clarinetista britânico Michael Collins; a Orquestra Sinfônica do Paraná, com Stefan Geiger (regente) e a italiana Francesca Dego (violino); a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, com Roberto Minczuk (regente) e Arcádio Minczuk (oboé); e a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com Claudio Cruz (regente) e a ucraniana Anna Fedorova (piano).

O domingo começa com uma apresentação ao ar livre da Jazz Sinfônica com Carlinhos Brown, na Praça do Capivari (11h30), seguindo com bandas sinfônicas no período da tarde, no mesmo local. Também estão programados concertos de câmara no Palácio Boa Vista, tanto no palco ao ar livre como na Capela do Palácio.

E, na segunda-feira (1º de julho), começam os concertos de câmara gratuitos diários, sempre às 18h30, no Espaço Cultural Dr. Além, região central de Campos do Jordão, oferecendo música de qualidade, não somente para quem passa férias na cidade, como para toda a população local.

Bolsistas

Concentrado na Sala São Paulo, o núcleo pedagógico recebe 199 bolsistas (193 já aprovados e até seis alunos de regência, que ainda passarão por uma prova final). Os jovens estudantes participarão de aulas e ensaios diários com mais de 50 professores brasileiros e estrangeiros, além de integrar os diversos grupos do Festival, apresentando-se na programação musical do evento ao longo do mês de julho.

O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades, a definir.