Festival de Inverno de Campos do Jordão aguarda 150 mil turistas

Além da programação cultural, cidade tem outros atrativos; 50ª edição do evento começa neste sábado e vai até 28 de julho

qua, 26/06/2019 - 16h51 | Do Portal do Governo

Campos do Jordão, a 181 km da capital paulista, é um dos principais destinos de inverno do país. Além do clima ameno da Serra da Mantiqueira, o turista também tem diversas atrações para aproveitar a cidade e a região.

Destaque para o Festival Internacional de Inverno da cidade que, neste ano de 2019, chega em sua 50ª edição e espera receber 150 mil pessoas à Serra da Mantiqueira.

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo destacou alguns dos atrativos que tornam a visita a Campos do Jordão, também conhecida como “Suíça brasileira”, ainda mais agradável. Confira:

Capivari

É o principal endereço turístico de Campos do Jordão. Ponto de encontro dos turistas, o local representa o glamour da “Suíça brasileira” e abriga bares e restaurantes em meio às construções com arquitetura europeia.

O turista também pode aproveitar o local para comprar malhas e as tradicionais chocolatarias da cidade. Além disso, na temporada de inverno o Capivari fica ainda mais atraente com os constantes espetáculos e apresentações culturais na concha acústica da praça.

Teleférico

Ainda no Capivari, o turista pode apreciar a vista e o clima de Campos do Jordão em um passeio de teleférico. Do alto do Morro do Elefante, para onde o turista é levado, ele encontra uma das vistas mais bonitas de Campos do Jordão.

Operado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, o teleférico foi o primeiro construído do Brasil – inaugurado em 1970 – e tem percurso de 560 metros em um passeio que leva cerca de cinco minutos.

Bondinho

Os bondinhos estão entre as atrações mais procuradas de Campos do Jordão. O turista pode optar por dois roteiros: entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia ou entre a estação Emílio Ribas e a parada no Portal.

Na primeira delas, partindo do Capivari, o turista percorre a parte mais movimentada de Campos do Jordão e vai até a Abernéssia, um dos bairros mais tradicionais e com muita história sobre a construção da cidade. O bonde retorna até o ponto de origem. O tempo estimado de percurso é de 30 minutos.

O segundo percurso é feito nos bondes vermelhos e amarelos, marcas registradas de Campos do Jordão. Eles saem da estação Emílio Ribas, atravessam a cidade, e seguem até o portal na entrada da cidade. O trajeto leva 1h.

Auditório Cláudio Santoro

Inaugurado em 1979, o Auditório Cláudio Santoro é palco para concertos de música clássica e espetáculos de dança e teatro. O espaço tem capacidade para receber 814 pessoas. Além dos espetáculos, o auditório conta ainda com um atrativo ao ar livre: o Museu Felícia Leirner, com esculturas da artista.

Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista, do Governo do Estado de São Paulo, foi construído entre 1938 e 1964 e se transformou em um centro cultural na década de 1970. O local é uma das residências oficiais dos governadores paulistas.

A arquitetura lembra um palácio da era medieval, além de abrigar um grande acervo artístico e cultural, como mobiliários dos séculos 17 e 18, antiguidades, esculturas, peças decorativas, objetos religiosos, e obras de artistas contemporâneos, como Tarsila de Amaral, Anita Malfatti, Aldo Bonadei e Di Cavalcanti.

Morro do Elefante

Do alto do Morro do Elefante, o turista pode apreciar uma das vistas mais bonitas de Campos do Jordão. O pico fica a 1.800 metros de altitude e oferece uma vista panorâmica de Campos do Jordão, especialmente da Vila Capivari. O nome do local se dá pela semelhança da formação do morro com a tromba de um elefante.

O acesso ao Morro do Elefante pode ser feito de teleférico ou de carro, por uma estrada pavimentada.

Amantikir

O Parque Amantikir Garden reúne jardins de várias partes do mundo em meio à natureza da Serra da Mantiqueira. No espaço, são representados 28 jardins, inspirados em 14 países diferentes e com mais de 700 espécies de plantas.

São 60 mil metros de área e cerca de 2,5 km de percurso em trilhas pavimentadas. Além dos variados jardins, o parque tem como atração o labirinto clássico (com 450 metros de área e paredes de 2,2 metros), o labirinto de grama e uma casa na árvore.

Tarundu

O Tarundu reúne mais de 33 atividades em meio à natureza de Campos do Jordão. O turista pode aproveitar o dia e praticar atividades como tirolesa, arborismo, muro de escalada, arco e flecha, patinação no gelo, passeios a cavalo e aulas com instrutor, mini-buggy, mini-golf, cama elástica, entre outros. O parque funciona das 10h às 17h30 – em julho o horário se estende até as 20h.

Horto Florestal

O Horto Florestal é uma opção de lazer para quem gosta de curtir a natureza. São 8.300 hectares de natureza preservada, com araucárias centenárias, trilhas para caminhadas, fauna diversificada e áreas de piquenique. O local funciona todos os dias das 9h às 17h.

Festival de Inverno

O 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão começa neste sábado (29), com programação reformulada. As atrações neste ano vão de música erudita a pop – com apresentações de Carlinhos Brown, Lenine, Fafá de Belém, Toquinho e Diogo Nogueira.

As apresentações do festival vão ocorrer em igrejas, capelas, auditórios e na Praça do Capivari. As mais de 100 atrações, sendo a maioria gratuitas, vão até o dia 28 de julho.