Férias na praia? Confira dicas de segurança do Detran.SP

Com o aumento do fluxo de turistas e veículos no litoral, o respeito é o melhor meio de manter a convivência segura e pacífica no trânsito

qui, 27/12/2018 - 16h22 | Do Portal do Governo

Com a chegada do Verão e das férias escolares, todos os anos o mês de janeiro é caracterizado pelo aumento do número de turistas e, consequentemente, de veículos nas praias do litoral do Estado de São Paulo.

Os visitantes fomentam a economia, mas também deixam o trânsito mais carregado. Por isso, o Departamento Estadual de trânsito de São Paulo (Detran.SP) traz 10 dicas para que todos curtam o período sem descuidar da segurança.

1.Estacione onde é permitido

Economia é o lema e você pretende estacionar na rua? Chegue cedo. As vagas rotativas de estacionamento, principalmente na quadra da praia, costumam ser bem disputadas. Vale ter um plano B, então não custa pesquisar endereços e preços de estacionamentos particulares nas proximidades. Só não vale apelar para as vagas de idosos, pessoas com deficiência ou para uma brecha na areia da praia. Respeito sempre!

2.Pedestre é rei

Não tem semáforo, mas tem faixa de pedestre? A regra é clara: pare! O pedestre tem preferência de travessia nessa situação. Se você vir um pedestre com o braço estendido e a palma da mão virada para seu veículo saiba que é um sinal de que ele vai atravessar a via. Pare e permita que ele conclua a travessia. Antes de parar, porém, olhe se vem veículo atrás e em qual velocidade ele está para não frear bruscamente e causar um acidente. É importante que a luz de freio esteja funcionando bem.

3.Praia combina com bebida, mas direção não!

Praia é sinônimo de calor e muitos se refrescam com bebidas alcoólicas. No entanto, se estiver de carro essa combinação é proibida. A Lei Seca é conhecida pela “Tolerância Zero”. Isso significa que não existe qualquer quantidade de bebida alcoólica aceitável pela legislação, nem mesmo uma ou duas latinhas de cerveja. O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do condutor e dirigir exige máxima atenção. E não adianta tentar “burlar” o bafômetro na hora de fazer o teste ao ser abordado em uma blitz. A simples recusa a se submeter ao teste já gera a multa de quase R$ 3 mil.

4.Foca no trânsito

Paisagens de praia sempre chamam a atenção, mas evite desviar o olhar enquanto dirige à beira-mar. Um segundo de distração pode ser suficiente para se envolver em um acidente. Mantenha as duas mãos no volante, o olhar voltado para frente e nos espelhos retrovisores. Resista à vontade de tirar aquela foto ou fazer um vídeo da paisagem. Celular e direção não combinam!

5.Bike é bem-vinda

Andar de bicicleta pela orla da praia é uma atividade relaxante. No entanto, a circulação deve ser feita sempre nas ciclovias, nunca nas calçadas para não colocar em risco os pedestres. No trânsito, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, o ciclista deve andar nos bordos (canto) da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via. São equipamentos obrigatórios de segurança na bicicleta a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. O capacete também é item fundamental. Ciclistas têm preferência sobre os veículos automotores.

6.Capacete sim, viseira também

Motociclistas costumam reclamar do capacete no Verão. Mas o calor não deve ser motivo para andar sem o equipamento ou com a viseira levantada, ainda que parcialmente, porque o item protege a visão contra pedras e insetos, por exemplo, que podem atingir o olho do motociclista. As mesmas regras valem para os passageiros das motos. Vale lembrar que crianças menores de sete anos ou que não tenham condições de se cuidar não podem ser transportadas em motos.

7.Chinelo só fora do veículo

O clima praiano é um convite para dar um descanso aos pés dos tênis e sapatos do dia a dia, mas se for dirigir nada de usar calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais. Entre os exemplos estão chinelos, sandálias, tamancos e sapatos de salto. Nessa situação, o melhor é dirigir descalço.

8.Cinto de segurança sempre, mesmo na praia

Cinto de segurança é item indispensável para a segurança do motorista e de todos os passageiros. O condutor não deve se aproveitar do engarrafamento ou sinal vermelho na praia para tirar o cinto de segurança. No automóvel, o motorista pode dirigir sem camisa, mas sem cinto jamais.

9.Pedestre, a faixa é sua

O pedestre tem preferência, mas deve atravessar na faixa destinada a isso, sempre que tiver. Ainda assim, é importante verificar se o motorista do veículo que se aproxima enxergou você. O contato visual é importante para evitar acidentes. Sinalizar antecipadamente a intenção de atravessar contribui para um trânsito mais seguro, pois o motorista pode se programar para frear e dar a passagem. Indique a travessia estendendo o braço com a palma da mão virada para o motorista, espere o condutor parar e só depois prossiga. Onde houver semáforo, o pedestre só deve atravessar quando o sinal ficar vermelho para os veículos.

10.Chuva de Verão merece atenção

Verão tem muito sol, mas também traz as famosas chuvas. Nessa situação, é indispensável ligar o limpador de para-brisa e ajustar a velocidade de acordo com a intensidade da chuva. Manter a distância, já que a pista tende a ficar escorregadia, ligar o farol baixo e desembaçar os vidros são também atitudes importantes nesta situação.

Em caso de perda de placa em enchente, a 2ª via pode ser solicitada à unidade local do Detran.SP. O passo-a-passo para o pedido está no portal do Detran.SP (http://www.detran.sp.gov.br), na área de “Veículos”. Recomenda-se o registro de um boletim de ocorrência para preservação de direito.

O cidadão que localizar uma placa que não seja sua pode entregá-la na unidade do Detran.SP para que seja providenciado o descarte correto. É importante ressaltar que a legislação federal de trânsito não permite dirigir sem placas, mesmo que o motorista tenha registrado boletim de ocorrência.